quarta-feira, 14 de março de 2012

CF e Hospital Belarmina Monte promoverão Dia de Cidadania


Um Dia de Cidadania. Esta é uma das ações concretas da Campanha da Fraternidade - CF, na Arquidiocese de Natal. O evento será realizado no dia 14 de abril, das 8 às 16 horas, na praça ao lado da Igreja Matriz de São Gonçalo, em São Gonçalo do Amarante. 

“Nosso objetivo é envolver a comunidade de São Gonçalo nas discussões sobre os problemas da mortalidade materno-infantil”, explica Táfnes Nóbrega, Secretária da Comissão Arquidiocesana da Campanha da Fraternidade.

A escolha de São Gonçalo para a realização do Dia de Cidadania tem uma razão forte: a existência do Hospital Maternidade Belarmina Monte, pertencente à Arquidiocese de Natal e administrado pela Sociedade Beneficente São Camilo.

“Também queremos despertar a comunidade de São Gonçalo e os Podres Públicos locais para a importância do Hospital Maternidade para as pessoas da cidade e a necessidade de ajudar na manutenção da obra, que opera com déficit financeiro”, diz Táfnes.

Os organizadores do Dia de Cidadania chamarão a Prefeitura de São Gonçalo e de Santo Antônio e outras instituições para participarem do evento, oferecendo serviços. O hospital oferecerá atendimento às gestantes e em outras especialidades; o cartório será convidado a montar stand para oferecer o registro de nascimento e também haverá corte de cabelo, entre outras atividades.

As ações do Dia de Cidadania serão encerradas às 16 horas do dia 14, com missa e administração da Unção dos Enfermos para pessoas da comunidade. No final, também será dada a bênção das gestantes.

A organização do evento foi discutida na manhã da última segunda-feira, 12 de março, no Hospital Maternidade Belarmina Monte. Estiveram presentes o Diretor Administrativo do Hospital, Cícero Marcelino de Brito; a secretária da coordenação da Campanha da Fraternidade 2012, Táfnes Nóbrega, além de representantesda Pastoral da Saúde da Arquidiocese e a Paróquia de São Gonçalo.

O Hospital
O Hospital Maternidade Belarmina Monte, de São Gonçalo do Amarante, surge como consequência da ação das irmãs da congregação Filhas do Amor Divino. Elas chegaram à cidade em 13 de fevereiro de 1966, com o objetivo de coordenar os serviços apostólicos e sociais na comunidade.
Para melhor desempenhar esse trabalho, as irmãs iniciaram a construção do Hospital, em 1974, tendo à frente a Irmã Amália. A obra foi inaugurada em 16 de maio de 1976, já sob a administração da Irmã Adelina dos Santos.
A Congregação administrou o Hospital até outubro de 2008, quando aumentaram as dificuldades na manutenção da obra. A partir de primeiro de novembro do mesmo ano, a Sociedade Beneficente São Camilo assumiu a direção do Hospital Maternidade. “Hoje, ainda trabalho com dificuldades para fecharmos as contas. Em média, temos um déficit de R$ 40.000,00 mensais, que são cobertos pela Sociedade São Camilo”, explica o Diretor Administrativo, Cícero Marcelino de Brito.

Serviços gratuitos
Os serviços prestados pelo Hospital Maternidade são custeados pelo Sistema Único de Saúde - SUS. “Não temos atendimento particular. E nossa clientela não é só de São Gonçalo. Pessoas dos municípios vizinhos também procuram o hospital e atendemos a todos que chegam aqui. Mesmo assim, não temos repasse financeiro desses municípios para o Hospital”, informa o Diretor.
Atualmente, o Hospital dispõe de 14 leitos para Clínica Médica, 16 para Clínica Cirúrgica, 14 para Clínica Obstetrícia e 20 para Clínica Pediátrica. Ao todo, são 64 leitos, todos disponibilizados para atendimento pelo SUS.
O hospital disponibiliza serviços de urgências e emergências, nas 24 horas do dia, em clínica médica e pediátrica, obstetrícia e anestesiologia. Oferece especialidades médicas em cardiologia, dermatologia, gastroenterologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, psiquiatria ambulatorial, urologia, angiologia e cirurgia vascular.
Dispõe de serviços de diaginósticos em ultra-sonografia, radiologia, eletrocardiograma, ecocardiograma com Doppler, teste ergométrico, mamografia, laboratório de análises clínicas e ambulatório SUS. Além disso, também conta com um Centro Cirúrgico, com 4 salas. Esse trabalho é realizado com 136 colaboradores e 38 médicos.
Do ponto de vista estatístico, alguns números de 2011 indicam a importância do Hospital para a comunidade. Foram realizadas mais de 700 cirurgias, mais de 17 mil exames laboratoriais, 8 mil exames de Raio-X, 70 mil consultas de urgência, quase 17 mil consultas ambulatoriais, mais de 4 mil eletrocardiogramas, mais de 5 mil procedimentos ambulatoriais, entre outros. Em 2011, foram servidas mais de 150 mil refeições a pacientes, acompanhantes, colaboradores e médicos.
A média de internações, pelo SUS, em 2011, foi de 366 pacientes por mês. No mesmo ano, foram feitos, em média, 75 partos normais e 43 cesarianos.

Urgências
Segundo Marcelino, a principal urgência do Hospital Maternidade, atualmente, é equilibrar despesas e receita. “Hoje, nós nos reunimos com a coordenação da Campanha da Fraternidade e discutindo a proposta de criação de um grupo de pessoas que possa ajudar o hospital”, comenta Marcelino.
Uma das ideias discutidas na reunião foi organizar um grupo de mulheres para confeccionar kits para as crianças, contendo roupas para recém-nascidos. Outra proposta é organizar um projeto para formar uma Rede de “Amigos do Hospital”. “Esse projeto será lançado no Dia de Cidadania. Haverá um folder explicativo, orientando as pessoas sobre como ajudar o hospital a se manter e zerar o déficit”, explica Táfnes Nóbrega.
A proposta é que a Rede de Amigos do Hospital faça doações regulares, mensalmente, através de um boleto ou de depósito bancário. Com isso, pretendem, no mínimo, superar o deficit e equilibrar as contas.

Mais informações:
. Padre Alcimário Pereira – coordenador arquidiocesano da Campanha da Fraternidade – 8727-4900
. Táfnes Nóbrega – secretária da Campanha da Fraternidade – 3615-2800 / 9988-4736
. Cícero Marcelino – diretor do Hospital Belarmina Monte – 3278-2234
. José Bezerra – assessoria de comunicação da Arquidiocese de Natal – 3615-2800 / 9982-9723
. Cacilda Medeiros – assessoria de comunicação da Arquidiocese de Natal – 3615-2800 / 9968-6507

0 comentários:

Postar um comentário