Numa solenidade bastante concorrida, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, em João Pessoa, a Campanha da Fraternidade 2012 foi aberta no Regional NE 2 da CNBB, que compreende os Estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas, na noite do dia 24 de fevereiro.
“A Igreja do Brasil, desde o ano de 1964, lança a Campanha da Fraternidade como elemento que contribua incisivamente para alargar o horizonte da vivência da nossa fé. São temas que trazem para reflexão eclesial tópicos de cunho social, portadores de sinais de morte, para suscitar ações transformadoras, segundo o Evangelho. Com o tema: ‘Fraternidade e Saúde Pública’, e o lema ‘Que a saúde se difunda sobre a terra’, o que mais se deseja é a saúde integral da pessoa. E, nesse sentido, a saúde pública vem sendo considerada a principal preocupação e pauta reivindicatória da população brasileira no campo das políticas públicas”, explica o coordenador da CF 2012 na Arquidiocese da Paraíba, o Pe. Egídio de Carvalho Neto.
Estiveram presentes ao evento, além do anfitrião, o Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto, o presidente do Reg. NE 2, Dom Genival Saraiva de França, o Bispo Referência da CF e Secretário do Regional NE 2, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, o Bispo Referência da Pastoral da Saúde do Regional NE 2, Dom Antônio Fernando Saburido, representantes do Governo da Paraíba, senadores, deputados federais e estaduais, o prefeito da capital paraibana, secretários de Saúde da Paraíba e de João Pessoa, promotor da Saúde da Paraíba, entre outras autoridades.
Com a mesa de autoridades composta para a abertura do evento, todos ouviram a execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado pela cantora lírica Ana Gouveia. Depois rápidos pronunciamentos de Dom Aldo e de Dom Lucena. Para Dom Aldo “a intenção da Igreja Católica é que o tema seja sempre lembrado e discutido. E onde vai haver essa discussão? Nós incentivamos muito a formação de agentes da Pastoral da Saúde que participem dos conselhos paritários, de cidadania, municipais de saúde... É o melhor lugar para discutir essa temática”. Dom Lucena avisa que “a Campanha iniciada na Quaresma serve como meio de evangelizar e transformar as realidades injustas para que todos tenham vida”.
“O Sistema Único de Saúde (SUS) está inspirado em belos princípios como o da universalidade, cuja proposta é atender a todos, indiscriminadamente. No entanto, ele ainda não conseguiu ser implantado na sua totalidade e ainda não atende a contento aos mais necessitados deste serviço. Queremos então, com esta Campanha da Fraternidade, disseminar o conceito de bem viver, discutir a realidade da saúde pública no Brasil e acompanhar as ações da gestão pública, exigindo a aplicação dos recursos públicos com transparência”, afirmam os organizadores da Campanha na Arquidiocese da Paraíba.
Em seguida teve início a palestra da noite, proferida pelo representante do Ministério da Saúde, o Diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS, Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior. “O povo exige que a gente tome medidas para melhorar e aprimorar o acesso de melhor qualidade à saúde pública em nosso País”, diz Adalberto.
No sábado, 25, pela manhã, foi assinado o protocolo de intenção para a construção da UTI do Hospital Padre Zé, que fica no bairro de Tambiá, em João Pessoa. A unidade filantrópica tem 142 funcionários, 70 voluntários e 60 leitos. Funciona há 46 anos e atende pessoas carentes em várias especialidades. Agora o protocolo segue para análise do Ministério da Saúde.
Em seguida, Arcebispos, Bispos e Padres do Regional participaram de uma Celebração Eucarística na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa.
0 comentários:
Postar um comentário