Membros da equipe de apoio da Seção Pastoral da Mobilidade Humana do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) se reuniram nos dias 22 a 24 de setembro, na Casa das Irmãs Missionárias Scalabrinianas. Em pauta, reflexões e estudos acerca da temática proposta para a atualização da Guia Pastoral, aprovada pelo Celam em 2006.
Marcou presença na reunião o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer. Em um breve encontro que teve com a equipe, manifestou todo o seu apoio à missão pastoral que se realiza junto aos vários segmentos do Setor da Mobilidade Humana, e fez uma explanação sobre os desafios que percebe na atualidade, que são os grandes e diversos movimentos migratórios, a presença de refugiados e outras pessoas necessitadas de proteção, as vítimas do tráfico de pessoas, a questão ampla do turismo e dos trabalhadores nesta área, bem como a pastoral rodoviária, o apostolado do mar, a ação junto aos povos nômades em sua especificidade.
A equipe refletiu sobre esta temática e avançou na revisão da Guia Pastoral, bem como planejou outras atividades e iniciativas para melhor responder, de forma atual e na perspectiva, particularmente, do Documento de Aparecida (DAp), ao chamado missionário junto ao povo em mobilidade, que Aparecida os identifica como "rostos do novos excluídos": "Com especial atenção e em continuidade com as Conferências anteriores, fixamos nosso olhar nos rostos dos novos excluídos: os migrantes, as vítimas da violência, os deslocados e refugiados, as vítimas do tráfico de pessoas (...) os meninos e meninas que são vítimas da prostituição, pornografia e violência ou trabalho infantil, as mulheres vítimas do tráfico para exploração sexual, as pessoas que vivem nas ruas das grandes cidades (...)" (cf.DAp 402).
Setor da Mobilidade Humana
Contempla e articula, no Brasil, a seguintes áreas: Pastoral dos Nômades, Pastoral do Turismo, Pastoral dos Migrantes, (Serviço Pastoral dos Migrantes, Pastoral Nipo-brasileira e Missão Católica Polonesa), Pastoral dos Refugiados e Pastoral Rodoviária. Está em articulação uma atenção especial também a área dos estudantes internacionais, um chamado que vem sendo feito há anos, no sentido de ser-lhes dada uma atenção pastoral específica, no âmbito da pastoral das Universidades. A Seção de Mobilidade Humana do Celam integra o Departamento de Justiça e Solidariedade.
Estiveram presentes representantes na reunião várias pastorais e países. Pelo Brasil, participaram padre Wallace Zanon, padre Sidnei Marco Dornelas e irmã Rosita Milesi. Também participou de todo o encontro o arcebispo de Yucatán (México), dom Emilio Berlie, que esteve representando o Departamento de Justiça e Solidariedade do Celam.
Fonte: CNBB
0 comentários:
Postar um comentário