terça-feira, 11 de outubro de 2011

Saudação do Presidente do Regional Nordeste 2 a Dom Manoel, por ocasião de sua posse em Petrolina

Na oração da Liturgia das Horas, na quinta feira desta XXVII Semana do Tempo Comum, no ofício das Leituras, a Igreja recita um trecho da Carta de Santo Inácio de Antioquia à Igreja de Filadélfia, referindo-se, especialmente, à comunhão e unidade do bispo com seus presbíteros e diáconos. Escreveu: “Saúdo-a no sangue de Jesus Cristo, a ela que é minha alegria eterna e estável, principalmente se se mantiverem unidos ao bispo, a seus presbíteros e diáconos, nomeados por determinação do Senhor, aos quais por livre vontade firmou na estabilidade por seu santo Espírito.” A respeito da nomeação de seu bispo, afirmou: “Sei que não de si mesmo, nem dos homens nem por vanglória, mas da caridade do Pai e do Senhor Jesus Cristo, recebeu vosso bispo o ministério de governar esta comunidade. Causou-me grande admiração sua modéstia que, calada, é mais vigorosa do que as futilidades dos faladores. Sua consonância com os mandamentos de Deus é igual à da cítara com as cordas. Por esta razão proclamo feliz seu piedoso espírito, sabendo-o ornado de virtudes, perfeito, bem como sua imutabilidade e brandura à semelhança da mansidão do Deus vivo. Portanto, filhos da luz da verdade, fugi da divisão e das doutrinas perversas. Onde estiver o pastor, segui-o como ovelhas.”

Dom Manoel dos Reis de Farias não chega à Diocese de Petrolina por iniciativa pessoal, chega por um envio de Deus, através da Igreja. Também a ele pode ser aplicada a palavra de Santo Inácio de Antioquia: “Sei que não de si mesmo, (....) mas da caridade do Pai e do Senhor Jesus Cristo, recebeu vosso bispo o ministério de governar esta comunidade.”

Em que pese a constatação de que ficam evidentes o amor de Deus e a solicitude da Igreja pela Diocese de Petrolina, ao enviar-lhe o seu novo Pastor, a sua ação não dispensou as mediações humanas, que sempre contam com a participação de pessoas e instituções. Com efeito, para que Dom Manoel dos Reis chegasse a Petrolina, houve a mediação de pessoas e instituições: nas Dioceses do Regional Nordeste 2, na Nunciatura Apostólica, na Congregação para os Bispos, no Colegiado de Cardeais da Santa Sé. Através desses canais começa e se encerra um processo de nomeação ou transferência de um Bispo da Igreja Católica cuja decisão final cabe sempre ao Santo Padre. Portanto, num ato dessa natureza, estão presentes a oração, a discussão, o discernimento e a definição, em torno daquele candidato a ser escolhido, levando em consideração o seu perfil e o da “porção do povo de Deus” a quem deve servir, pastoralmente. Dom Manoel dos Reis de Farias acaba de assumir o ofício de Bispo diocesano de Petrolina, pelo Ritual de Posse, presidido pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, que o acolheu, fraternalmente. Assume seu ministério pela “caridade do Pai e do Senhor Jesus Cristo”. Assim sendo, vamos acolher com alegria, na fé e na esperança, esse nosso irmão que vem, pela “caridade do Pai e do Senhor Jesus Cristo” para “Servir na unidade”. Vem, pois, para “governar esta comunidade”, na linha do serviço generoso. Vem com a experiência de um decênio de ministério episcopal na Diocese de Patos, onde, seguramente, foi identificado pela “modéstia”, “mansidão” e “brandura”, virtudes enxergadas por Santo Inácio de Antioquioa no bispo de Filadélfia. Diocesanos e diocesanas de Petrolina, tenham Dom Manoel entre vocês, como pedia Santo Inácio de Antioquia aos cristãos de Filadélfia: “Onde estiver o pastor, segui-o como ovelhas.” O Regional Nordeste 2 da CNBB o saúda, Dom Manoel dos Reis de Farias, desejando-lhe um pastoreio realizador nesta histórica e importante Diocese do Província Eclesiástica de Olinda e Recife.

Dom Manoel chega como sucessor do nosso estimado Dom Paulo Cardoso da Silva que esteve à frente da Diocese de Petrolina, durante vinte e seis anos, como Bispo diocesano. Cabe-me expressar, em nome dos Bispos do Conselho Episcopal Regional, um agradecimento especial a Dom Paulo Cardoso por sua ativa participação na vida pastoral do Regional Nordeste 2, enquanto Bispo de Petrolina, na certeza de continuar contando com sua sabedoria, humildade e experiência, na condição de Bispo Emérito.

O Regional Nordeste 2 invoca as bênçãos de Deus e a proteção de Nossa Senhora Rainha dos Anjos para o novo Bispo, para o Bispo Emérito, para o clero, religiosos e religiosas, seminaristas, leigos e leigas, engajados pastoralmente, e para a população da Diocese de Petrolina.

Dom Genival Saraiva de França
Presidente do Regional Nordeste 2

                             Petrolina, 8 de outubro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário