terça-feira, 25 de outubro de 2011

I Aniversário da Diocese de Salgueiro reúne fiéis de 15 municípios


A Diocese de Salgueiro, composta por Salgueiro, Araripina, Bodocó, Cabrobó, Cedro, Exu, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Granito, Serrita, Terra Nova, Trindade e Verdejante, celebrou no domingo (16), seu primeiro aniversário. A Programação do aniversário da Diocese ocorreu em dois momentos: pela manhã, no Ginásio Poliesportivo de Salgueiro, comemorou-se o Dia Nacional da Juventude – DNJ, onde foi celebrada, às nove horas, Solene Missa, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Frei Magnus Henrique Lopes,OFMCap.,  co-celebrada pelo Bispo Emérito de  Petrolina, Dom Frei Paulo Cardoso da Silva, OC, pelo Pe. Zezinho,SCJ e por todo o clero Diocesano de Salgueiro. 

Antes do início da celebração eucarística, com a leitura do Decreto, proferida pelo Pe. José Nilton Pereira Matias, Chanceler da Diocese, foi dada Abertura ao Ano Vocacional da Diocese de Salgueiro, que se encerrará em 14 de outubro de 2012. Em sua homilia, o Pe. Zezinho,SCJ, refletiu sobre o tema vocação. Consagrado cantor, compositor, autor, apresentador e orador, o Pe. Zezinho envolveu a platéia com sua voz terna e firme, sua profunda espiritualidade e incontestável sabedoria. O ‘chamado’ a que se refere a palavra vocação “é para fazer o outro feliz”, afirmou e, prosseguindo em sua reflexão convidou a juventude a imitar o pensamento de Jesus: amar com Jesus amou, sonhar, cantar, viver, como Jesus. Católico tem que pensar. Católico vocacionado é uma cabeça grande tentando entender o mundo. Vocês precisam estudar, pensar, refletir, para que sejam capazes de construir um futuro melhor : “que pensamento, que valores darão  ao País para que ele continue sendo cada dia mais uma democracia? Tudo isso, se faz e se aprende na missa também”, disse o padre.

Encerrada a Missa,  o Pe. Zezinho,SCJ, proferiu uma palestra para cerca de quatro mil fiéis de todas as idades ali presentes, acerca dos valores da Igreja, da Família, do futuro do País. Houve ainda, apresentações de artistas locais e dos jovens que compunham as dezenas de caravanas das paróquias que compõem a Diocese. Estima-se que cerca de dois mil jovens participaram do DNJ.

O Arrastão da Juventude, ás quinze horas, encerrou o DNJ e deu início à programação das comemorações do I Aniversário da Diocese. Aproximadamente quatro mil pessoas seguiram o Trio Elétrico Cignus, entoando canções católicas, louvando e agradecendo a Deus a graça de sermos hoje, uma Diocese, enquanto dirigiam-se à Estação do Forró, onde foram recepcionados pela Banda da Comunidade Católica Boa Nova, de Recife. O público cantou e saiu do chão com Hamilton, Mônica e demais integrantes da Boa Nova. Em seguida, o forrozeiro, Danilo Pernambucano, filho de Salgueiro, prestigiou a festa, com uma bela apresentação. Era o aquecimento para a entrada, do grande show da noite: Pe. Zezinho,SCJ e Banda. 

Show musical

O público cantou junto ao Padre Zezinho no show que marcou o primeiro aniversário da Diocese de Salgueiro, em grande palco na Estação Ferroviária. Entre as canções, fizeram parte do repertório da noite: Um certo Galileu, Utopia, Vocação e Um dia uma criança me parou.

Em meio à comemoração, o anfitrião da noite, Dom Magnus Lopes, agradeceu a todos que participaram da comemoração e lembrando os 20 anos de impunidade do assassinato do Padre José Maria Prada, em Salgueiro, pediu ao Pe. Zezinho que, 
homenageasse a memória do mártir do Matrimônio, cantando “mataram mais um irmão”. O público, emocionado, em coro acompanhou a canção. 

Padre Zezinho despediu-se, agradecendo a calorosa acolhida e parabenizando Dom Magnus, pela Diocese e pelo povo a ele confiado, e uma das suas canções  mais populares, Oração pela Família.

Fonte: Pascom da Diocese de Salgueiro

0 comentários:

Postar um comentário