Entre os dias 13 a 15 de julho, será realizado em Presidente Prudente, o 20º Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo (ECC), realizada a cada quatro anos. Para o evento, são esperados cerca de 1.000 congressistas, vindos de todas as regiões do País. Os participantes se reunirão no Campus II da Unoeste, para discutir mudanças no documento nacional do ECC e conhecer projetos desenvolvidos pela Igreja. A Diocese de Guarabira estará representada pelo Bispo Diocesano Dom Lucena e o casal do ECC, Maria das Graças Macena Costa (Graça) e Severino da Costa Silva (Bica).
O tema escolhido para o Congresso ‘Família, projeto de Deus’, foi selecionado para levar as famílias à reflexão e para lembrar que a “família é um projeto de Deus”, como mencionou o bispo diocesano, dom Benedito Gonçalves dos Santos, envolvido com o projeto desde 1991.
Conforme publicado no blog oficial do congresso (eccnacional2012.blogspot.com.br), dom Benedito Gonçalves – que também é assistente eclesiástico do Conselho Nacional do ECC –, explicou que o lema ‘Prudente é o homem que edifica sua casa sobre a rocha’, é um trocadilho para colocar o nome da cidade-sede do Congresso em pauta. “O lema é uma passagem bíblica – Matheus, capítulo 7 e versículo 24 –, que ensina que só tem firmeza o homem que tem como seu alicerce Jesus Cristo, para vencer as tentações e dificuldades do mundo moderno”, citou o bispo.
Para o casal que compõe a equipe de direção do Congresso, Joaquim Madalena e Maria Aparecida de Jesus, casados há 35 anos e residentes em Ceilândia, cidade próxima a Brasília, o congresso é uma oportunidade para casais se aprofundarem nas reflexões do evangelho, e uma forma de aprimorarem suas atuações na diocese.
“O Encontro de Casais com Cristo é um serviço da igreja, com o congresso esperamos que haja o aperfeiçoamento desse serviço no Brasil”, disse Joaquim Madalena que, junto com sua esposa, está engajado em serviços em prol da família desde 1981. Ainda de acordo com Joaquim Madalena, a participação no movimento ECC “melhora a harmonia conjugal, a educação dos filhos, e cria vínculos com a comunidade paroquial”. “O casal que passa pelo encontro, está preparado para atuar na paróquia e está inserido de fato na comunidade paroquial”, afirmou.
Fonte: Pascom da Diocese de Guarabira







0 comentários:
Postar um comentário