O trabalho com incidência política, a cultura da paz e o fortalecimento institucional são dos desafios que se dispõe a enfrentar o novo Presidente da Caritas Latino-americana e Caribenha, Dom José Luis Azuaje Ayala, Bispo de El Vigía-San Carlos (Venezuela).
Durante a reunião dos Bispos diretores de Departamentos do Conselho Episcopal Latino-americano e do Caribe (Celam), que teve lugar em Bogotá (Colômbia) na semana passada, Dom Azuaje Ayala se demonstrou esperançoso, explicando que trabalhará para “que nos reconciliemos, em prol da justiça e da solidariedade… para que construamos uma comunidade cristã de irmãos”.
O prelado assegurou que se trata de dar continuidade a um processo que já está sendo realizado, tendo como referência um Plano Trienal que ajuda a visualizar as problemáticas e necessidades dos países, assim como as propostas no setor da caridade e de uma sociedade mais justa.
Interrogado sobre os diversos desafios que a rede Caritas deve enfrentar, Dom Azuaje Ayala destacou a participação cidadã e a incidência política, para exigir de que quem detém o poder que trabalhe pelo bem das famílias e da sociedade, que use de maneira ética os recursos do Estado e de cada um dos cidadãos.
“Devemos nos conscientizar da necessidade de uma democracia participativa onde todos nos sintamos cidadãos e partícipes de um ambiente comum.” Além disso, Dom Azuaje Ayala mencionou a luta contra a pobreza, para combater a cultura da violência que se gerou em muitos países.
O mandato de Dom Azuaje Ayala vai até 2015. Ele substitui Dom Fernando María Bargalló.
Fonte: Rádio Vaticano
0 comentários:
Postar um comentário