terça-feira, 24 de julho de 2012

Espanha: Cardeal Varela e as medidas do governo



O Arcebispo de Madri e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Cardeal Antonio María Rouco Varela, espera que “o pacote de medidas aprovado pelo Governo contribua a deter o desemprego e que o espírito de solidariedade e de compromisso ajude a superar a crise”. É esta a esperança que o purpurado manifestou participando do curso de verão da Universidade Rei Juan Carlos, que se realizou neste fim de semana em Aranjuez.

“Entre os problemas que mais devemos dar atenção, um é a falta de trabalho. O trabalho não é só um meio de subsistência para as pessoas e as famílias – destacou o cardeal -, mas um canal essencial para o desenvolvimento da pessoa e das famílias”. “Esperamos que sirvam para isso”, afirmou, respondendo a uma pergunta sobre as últimas medidas tomadas pelo governo espanhol.

Segundo o Cardeal Rouco Varela, a crise se supera quando se visa o bem comum “com espírito de solidariedade e de dedicação” e quando as pessoas “se preocupam muito mais pela situação daqueles que mais sofrem por causa das medidas econômicas e políticas que se tomam num momento determinado”.

O purpurado sublinhou em seguida, como a Espanha esteja vivendo uma crise “extraordinariamente complexa e muito dolorosa, que atinge de modo interior e exterior os cidadãos, as famílias e a própria comunidade”. Diante dessa situação, o cardeal destacou a necessidade de todos assumirem suas responsabilidades individual e coletivamente “com clareza e generosidade, próprias do cristão que confessa, professa e vive a fé na comunhão católica da Igreja”.

O primeiro desafio para a evangelização, neste momento “crítico”, que estão atravessando a Espanha e a Europa, é o de “evitar e superar toda tentativa de manipulação e de utilização ideológica ao serviço de fins e objetivos meramente temporais”. 


0 comentários:

Postar um comentário