De 06 a 08 de julho, na sede da Cáritas, em Brasília, acontecerá o 10º Encontro Nacional da Pastoral Familiar, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF). Nesse encontro estarão presentes os casais que são coordenadores regionais das pastorais familiares de todo o Brasil, bem como alguns bispos referenciais e assessores. O objetivo do encontro será promover maior comunhão e participação, por meio da partilha de experiência dos trabalhos realizados e desafios futuros da ação evangelizadora em prol da Família nos regionais.O encontro terá a presença confirmada do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família e bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini, e de todos os coordenadores regionais da Pastoral Familiar. Na missa que será realizada na manhã de sábado (07) também estará presente, a pedido da CEPVF, o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D'Aniello, acolhendo e motivando os coordenadores regionais.
A pauta de trabalho será: na sexta-feira (6), haverá o momento de Espiritualidade e formação; no sábado (7), partilha de experiências dos regionais; e no domingo (8), os desafios futuros, e orientações dadas pela CEPVF (veja a programação completa no final da matéria).
Os encontros nacionais promovidos pela Pastoral Familiar, sempre são uma oportunidade para formar agentes qualificados que transmitam os ensinamentos da Igreja com simplicidade, clareza e precisão, a partir do intercâmbio de ideias e conhecimentos adquiridos. “Cada regional vai trazer uma experiência de sucesso que tenha tido destaque durante o ano passado e o primeiro semestre deste ano, e posteriormente, apresentar três desafios que os regionais encontram na sua ação evangelizadora”, explicou o assessor da CEPVF, padre Wladimir.
Durante o evento, 14 famílias que coordenam os regionais de todo o Brasil contribuirão no apontamento de caminhos para a solução de crises e problemas intrafamiliares, a fim de evitar as separações e o divórcio. Com isso, poderão oferecer apoio aos casais e famílias das comunidades e paróquias, e reaproximar as famílias afastadas da igreja, promovendo a participação das famílias nos tempos litúrgicos, e suscitando reuniões de reflexão de subsídios.
Uma das marcas do encontro é a receptividade. Os coordenadores arquidiocesanos da Pastoral Familiar, em Brasília, abrirão as portas de suas casas para hospedar os coordenadores de outros regionais do Brasil. É o caso do casal Altina Rodrigues Costa Duraes e Saturnino Duraes Neto. “É uma forma que a comissão encontrou de propiciar aos participantes, menores despesas. Para nós é uma alegria, porque é um convívio, e por meio da hospedagem nós temos esse contato como os membros da comissão nacional”, disse Altina.
Fonte: CNBB






0 comentários:
Postar um comentário