De acordo com Padre Ramon Nascimento, diretor do Setor de Voluntários da Jornada, a inscrição é o primeiro passo a ser realizado. Feita a inscrição através do portal da JMJ, ocorre um processo seletivo visando aliar o perfil do candidato às atividades. Isto determina quem começa a trabalhar este ano, e quem será convocado para o período da jornada entre 23 e 28 de julho de 2013.
É muito importante que os candidatos confirmem a inscrição. Todos recebem um e-mail automático ao final do preenchimento do cadastro. Quem fez o cadastro antes da versão atual que está no site, receberá um e-mail com um link para atualização das informações necessárias.
Ao ser selecionado o jovem receberá via e-mail um login e senha de acesso ao portal da JMJ, onde terá acesso ao material de formação espiritual e cultural. Posterior a isto, serão marcados encontros de formação específica que orientará as atividades que o voluntário desempenhará.
Ao ser selecionado o jovem receberá via e-mail um login e senha de acesso ao portal da JMJ, onde terá acesso ao material de formação espiritual e cultural. Posterior a isto, serão marcados encontros de formação específica que orientará as atividades que o voluntário desempenhará.
Ainda segundo padre Ramon, estas frentes de atuação são definidas como ‘Voluntários Contínuos’ e ‘Próximos’. Assim, o enquadramento dos candidatos se dá conforme a “necessidade de cada setor. Vai depender da demanda de cada um.” Ele cita como exemplo “os tradutores que já estão trabalhando e 90% deles não são do Brasil”.
Dentre os voluntários na tradução encontram-se países como EUA, Argentina, Peru, México, França, Alemanha, Polônia (terra do beato João Paulo II) e até mesmo Japão.
A meta da JMJ Rio2013 é conquistar a adesão de 60 mil voluntários até janeiro do próximo ano. Os números de voluntários são organizados em três pilares: Diocesano (oriundos da Cidade de Rio e parte dos municípios de Caxias, Nova Iguaçu e Niterói); Nacional e Internacional.
Fonte: JMJ Rio 2013
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