O auditório da Pousada Bom Jesus em Aparecida – SP, recebeu na noite da última sexta-feira (29), mais de 70 pessoas, para o 19° Encontro da Pastoral da Comunicação do Estado de São Paulo.Foi o primeiro dos três dias de atividades do evento, este que debateu o tema “Evangelizar é comunicar: fundamentos bílblicos teológicos da Pascom”, além de ser um espaço de convivência e partilha da vida e da missão dos comunicadores de Jesus Cristo e de sua mensagem.
O Bispo Referencial da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1 (São Paulo), Dom José Moreira de Melo e a Assessora da Pascom, irmã Maria Celeste Ghislandi,fsp, acolheram os participantes e ressaltaram a importância da Exortação Apostólica do Papa Francisco, a ‘Evangelii gaudium’ (A Alegria do Evangelho).
Em seguida o cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo da arquidiocese anfitriã, deu boas-vindas aos participantes. Ao se referir ao Papa Francisco, o cardeal enumerou principais “características próprias” do Papa. O cardeal falou sobre sua linguagem objetiva, fácil e simples, surpreendendo católicos, cristãos de modo geral e, na verdade, pessoas do mundo inteiro.
Citando ainda o Papa Francisco, o cardeal nos interroga: Qual o papel da Igreja no campo da comunicação? Como deve ser nossas atividades e ações? E o Papa nos responde a esses desafios que nos convocam a estar aqui: não é apenas a questão tecnológica, mas sobretudo saber responder e levar a boa notícia pautada na coerência cristã que busca com nosso testemunho pessoal, compreender as expectativas, dúvidas e esperanças de hoje. “Estamos comunicando Jesus Cristo? Nossa comunicação deve levar às pessoas ao encontro de Jesus. Ai sim estaremos fazendo um trabalho eficaz”, afirmou Dom Damasceno.
Ao concluir, o cardeal ressaltou a importância da realização desses encontros e disse ainda que a comunicação não pode ser feita apenas através do bom uso dos meios e das técnicas, mas sobretudo, nas nossas relações pessoais.
O encontro prosseguiu ao longo de todo o final de semana com a assessoria do padre Joãozinho, SCJ, que trabalhou o tema “Evangelizar é comunicar: fundamentos bíblicos teológicos da Pascom.
0 comentários:
Postar um comentário