sexta-feira, 17 de maio de 2013

Presidência da CNBB apresentou balanço do Consep em coletiva de imprensa


Coletiva 160513 5












Na tarde da quinta-feira, 16 de maio, a presidência em exercício da CNBB, dom José Belisário da Silva, dom Sergio Arthur Braschi e o secretario geral, dom Leonardo Steiner, participaram de uma coletiva de imprensa, para apresentar os resultados das reflexões do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) que esteve reunido de 14 a 16 de maio, na sede da Conferência, em Brasília.
O presidente em exercício da CNBB, Dom José Belisário, trouxe um panorama dos trabalhos do Consep cuja responsabilidade é acompanhar e animar a aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. O bispo explicou que durante as sessões de trabalho do Conselho de Pastoral foram discutidos temas de extrema importância no que dizem respeito ao ambiente pastoral da Igreja, entre eles, a Paróquia, Campanha da Fraternidade 2014, a criação do Conselho Nacional de Religiões do Brasil (CONAREL) e, os últimos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.
No encontro, os bispos retomaram o tema central da última Assembleia Geral que foi “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia” e indicaram os encaminhamentos de estudos e aprofundamentos. Um dos encontros do Consep do próximo semestre será dedicado ao estudo do texto e contará com a participação de especialistas e dos assessores da Conferência. O texto foi publicado pelas edições CNBB, como estudo 104, para que as dioceses e paróquias possam ter acesso ao material, façam estudos e, posteriormente, ofereçam contribuições para que, assim, seja publicado em forma de documento.  
Coletiva 160513 3No Consep, foram apresentados os 10 cartazes selecionados e algumas propostas de hinos para a Campanha da Fraternidade (CF) 2014 que irá abordar o Tráfico Humano. Por meio de votação, os bispos escolheram o hino e o cartaz que passará por alguns ajustes e, posteriormente, apresentado a comunidade. Os membros do Consep acompanharam, ainda, a apresentação de uma análise de conjuntura social, econômica e política do Brasil e do mundo feita pela equipe nomeada pela presidência da CNBB. Os bispos souberam dos últimos preparativos da JMJ Rio 2013 e da proposta de elaboração de um álbum de fotos e depoimentos da peregrinação da cruz e do ícone de Nossa Senhora, que será um presente da Conferência ao Papa Francisco.
Pronunciamentos
Outros dois assuntos tratados pelos bispos com especial atenção dizem respeito à redução da maioridade penal e a última resolução aprovado pelo Conselho Nacional de Justiça que converte a união legal de pessoas do mesmo sexo em casamento. A Conferência emitiu notas oficiais às Comunidades durante coletiva de imprensa aos jornalistas. O vice-presidente em exercício, dom Sergio Arthur Braschi, leu a nota da CNBB sobre a redução da maioridade penal. A Conferência reafirmou “que a redução da maioridade não é a solução para o fim da violência” e que a “Igreja no Brasil continua acreditando na capacidade de regeneração do adolescente quando favorecido em seus direitos básicos e pelas oportunidades de formação integral nos valores que dignificam o ser humano”.  Sobre a união de pessoas do mesmo sexo, o secretario geral, dom Leonardo Steiner, apresentou a posição oficial da CNBB, que de acordo com a entidade “o matrimônio natural entre o homem e a mulher bem como a família monogâmica constituem um princípio fundamental do Direito Natural”. Os bispos também manifestaram “rejeição à grave discriminação contra pessoas devido à sua orientação sexual”, manifestando-lhes o profundo respeito.
Fonte: CNBB

0 comentários:

Postar um comentário