domingo, 14 de dezembro de 2014

Artigo: Alegrai-vos no Senhor



A Igreja chama este Terceiro Domingo do Advento de Gaudete ou Domingo da Alegria. “Alegrai-vos no Senhor!” Como expressão dessa alegria, pode-se usar no lugar do roxo, a cor rósea para melhor exprimir a alegria que acompanha a espera do Senhor. Alegremo-nos! Está próximo o Natal; está próxima a Vinda do Senhor; está próximo de nós o Salvador. Ele não é Deus de longe; é Deus de perto: o Emanuel, Deus-conosco!

            Alegrai-vos! Há quem se alegre no pecado, há quem se alegre em futilidades, há quem, mesmo alegrando-se com coisas que valem a pena, esquece que toda alegria é passageira. Alegrai-vos com tudo quanto é bom e louvável, mas colocai vossa maior e definitiva alegria no Senhor! Somente nele o coração repousa plenamente, somente nele encontra-se a paz que dura. Seja o Senhor o fundamento da vossa alegria. 

A missão proclamada pelo profeta Isaías (Is 61,1-2a.10-11) se realiza plenamente em Jesus: “proclamar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos, proclamar o tempo da graça do Senhor” (Is 61,1s). O cumprimento dessa missão é fonte de alegria. A alegria que envolve a comunidade pela salvação de Deus. E com Maria, mãe de Jesus e nossa Mãe, no Magnificat (Lc 1,46ss) reconhece “o amor de Deus” que se estende “de geração em geração”, realizando “maravilhas” em sua vida e na vida “dos que o respeitam”. 

           A Apóstolo Paulo (1Ts 5,16-24) nos aconselha: estar sempre alegre em Cristo; com os olhos fixos nele; orar sem cessar, buscando realmente ser amigo íntimo do Senhor, dando graças em todas as circunstâncias, sabendo que ele está próximo de nós, nunca longe de nossas aflições e desafios. E mais: afastarmo-nos de toda maldade, procurando viver segundo Cristo e não segundo o mundo, santificando no Senhor nosso corpo, nossa alma e nosso espírito.

            O Evangelho (Jo 1,6-8.19-28) nos mostra o “testemunho” de João Batista motivando-nos à conversão, através da humildade, da verdade e da coragem. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz.  Necessitamos hoje testemunhar publicamente a nossa fé, imitando a humildade e a firmeza de João Batista, jamais negando Jesus Cristo, seja por palavras, seja pelo nosso modo de agir.

Em todo o Brasil, junto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, estamos vivendo a Campanha para a Evangelização. Além da oração e da participação nas iniciativas pastorais da Igreja, somos convidados a participar, neste domingo, da Coleta Nacional para a Evangelização. Trata-se de um gesto muito importante de comunhão e partilha, pois a coleta é destinada à promoção e à manutenção da evangelização.

            Enfim, que a escuta da Palavra do Senhor e a participação no mistério do seu Corpo e do seu Sangue nos preparem não somente para as festas que se aproximam, mas sobretudo para o Dia da Vinda do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo! Advento é vinda de Cristo no presente e anúncio de sua vinda no futuro. “Alegrai-vos sempre no Senhor”.

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena – Bispo de Guarabira(PB)

0 comentários:

Postar um comentário