sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Arquidiocese de Olinda e Recife: Dom Fernando visita Cotel e celebra Missa de Natal com os encarcerados

Todos os anos o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, reserva uma data na agenda para celebrar o Natal com os encarcerados. Na manhã desta sexta-feira, 26, o religioso visitou o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), na cidade de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife. A unidade tem capacidade para 700, mas abriga 2.800 presos.
Ao chegar ao local, Dom Fernando foi recebido pelo gestor do Cotel, João Fernandes, e por agentes da Pastoral Carcerária. Ele visitou alguns pavilhões, capela ecumênica e enfermaria. Conversou com os detentos, rezou e ouviu as solicitações de alguns. Logo em seguida, o arcebispo presidiu Missa de Natal na quadra de esportes para os presos do Pavilhão C.
Na homilia, o arcebispo destacou a fraternidade, esperança e necessidade de mudança. “Queridos irmãos, queridos de verdade, somos irmãos porque Deus assim quis. Eu não me sinto de modo algum melhor do que vocês por eu estar em liberdade e vocês aqui cumprindo pena por ter cometido algum delito. Eu vejo em vocês o rosto de Cristo. Nós estamos aqui para trocar ideias e nos ajudar mutuamente nesse processo de conversão por qual todos nós precisamos passar”, disse.
A Pastoral Carcerária junto com a Paróquia São João Bosco, em Caetés, realizam trabalho permanente no Centro de Triagem e nas demais unidades prisionais localizadas no território paroquial. São realizadas visitas com o objetivo de dar assistência espiritual, ouvi-los e celebrar missas.
O gestor do Cotel ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo grupo e da presença do arcebispo na unidade. “Ações como essa são necessárias, pois é uma forma de acalmá-los e de tentar levar esperança aos presos”, afirmou João Fernandes.
Uma série de celebrações foram organizadas pela pastoral nos últimos dias para que os detentos pudessem vivenciar o período natalino. Em vários presídios foram realizada missas, momentos de oração e confraternização.

Da Assessoria de Comunicação AOR

0 comentários:

Postar um comentário