terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Festa de Santo Amaro em Taquaritinga do Norte


A cidade de Taquaritinga do Norte celebrou na tarde desta terça-feira (15), a festa de seu padroeiro, Santo Amaro, uma das festividades mais tradicionais da região. Em comemoração aos 50 anos de Abertura do Concílio Vaticano II e 20 anos do Catecismo da Igreja Católica, refletiu-se o tema: “Nós vivemos a fé no filho de Deus que morreu e se entregou por nós” (Gl, 2,20).

Vasta programação durante todo o dia intensificou a participação dos devotos de Santo Amaro, desde o início da manhã centenas de fieis compareceram à Igreja para agradecer e prestar homenagens ao santo popular.

À tarde, por volta das 17h, com bonita expressão de fé, teve início a procissão percorrendo as ruas da cidade, com a participação da Banda Musical Dom Luiz de Brito. Cantando o hino em homenagem a Santo Amaro e conduzidos pelo Bispo Diocesano de Caruaru, Dom Bernardino Marchió e Padre Ivemar Pontes, uma multidão em procissão acompanhou o andor. Alguns padres, filhos da Paróquia estavam presentes, dentre eles, o Padre Expedito Claudino da Diocese de Petrolina, que dinamizou a animação na missa. Durante o percurso, muitas homenagens e expressões de fé podiam ser observadas. As famílias católicas colocaram em suas residências banners e imagens de Santo Amaro, como manifestação da fé processada. Alguns grupos e movimentos eclesiais também realizaram apresentações em louvor ao padroeiro municipal.

As festividades de Santo Amaro, padroeiro da paróquia mais antiga da Diocese de Caruaru, com 212 anos de criação, motivou a participação de milhares de fieis, inclusive de outras cidades e também de outros estados. A senhora Maria José de Oliveira da cidade de Boqueirão-PB enfrentou várias horas de ônibus visando prestigiar os festejos de Santo Amaro. De acordo com ela, o dia 15 de janeiro é feriado, porque dedica todo o dia em orações e agradecimentos pelas graças recebidas. “No dia de hoje, madrugamos e saímos da Paraíba para Taquaritinga do Norte. Conosco muitos romeiros fazem essa viagem de fé. Meu irmão, José Rodrigues, organiza essa peregrinação. São muitas bênçãos de Deus que recebemos por intermédio de Santo Amaro. É um dia de felicidade e gratidão, quando estamos na Igreja dedicada ao santo de nossa devoção e comemorar os grandes benefícios recebidos”.

Fátima Tavares é membro da Paróquia de Santo Amaro e diz ter recebido a fé, através de seus pais e recorda de histórias de milagres e lendas contadas pelos seus familiares. “Santo Amaro tornou-se padroeiro por vários milagres. A pintura do teto da Igreja, chamado “O milagre de Cego” afirma os relatos das pessoas mais antigas. Essa fé herdei de meus pais e tenho o compromisso de transferir para outras gerações. Tenho grande estima e essa devoção é valiosa para nós”. O senhor Armando Costa, da cidade de Santa Cruz, relatou: “É uma festa muito antiga, desde o tempo de meus avós, eu saio de minha casa, para participar. Reservo o dia para agradecer porque somos validos em nossos pedidos”.

É importante destacar a participação de Frei Fernando Rossi, frade capuchinho que acompanhou as missões de Frei Damião. Os católicos de Taquaritinga do Norte expressam carinho e respeito pelo Frei Fernando Rossi, o qual desde o sábado (13) dedicou-se a atender confissões.

Os peregrinos da romaria “O caminho de Santo Amaro” idealizada e organizada pelo senhor Nilton Curvelo, também marcaram presença. São devotos que saem em caminhada da Paróquia de Santo Amaro, em Jaboatão do Guararapes em direção a Paróquia do mesmo santo, em Taquaritinga do Norte. São seis dias de romaria, fé e penitência. Ao todo 88 peregrinos se disponibilizaram a realizar esse caminho. Interessante perceber que essa empreitada motiva a participação de pessoas de cidades vizinhas e também de outros estados. Esta 7ª edição de “O caminho de Santo Amaro” contou com integrantes vindos do Rio Grande do Sul.

Ao longo do novenário, os fieis puderam refletir cada um dos artigos da Fé Católica, ou seja, cada artigo do credo, com o objetivo de fortalecer a fé e renovar em cada cristão o compromisso do credo professado.

A novena de Santo Amaro iniciou no dia 06 e se estendeu até o dia 15. Recitação do terço, missas, procissões, benção do Santíssimo e quermesses foram as principais atividades das festividades, contando com a participação de vários padres do clero diocesano de Caruaru e de outras dioceses.

A Festa de Santo Amaro encerrou-se com programação cultural e show do Pe. Edson Rodrigues, da Diocese de Pesqueira- PE. Um belíssimo show catequético, abordando os 50 anos de Abertura do Concílio Vaticano II, oportunidade de conscientizar e redescobrir os conteúdos da fé.

Fonte: Pascom da Diocese de Caruaru
           Paula Duarte

0 comentários:

Postar um comentário