quarta-feira, 25 de julho de 2012

Pastoral da Saúde NE2 realiza apresentação da 1ª mobilização do Projeto Comunidade Saudável e Sustentável


Um projeto inovador e de grande importância para o Recife. Assim foi descrito por algumas autoridades na manhã de hoje (24), na Cúria Metropolitana de Olinda e Recife, o projeto ‘Comunidade Saudável e Sustentável’ desenvolvido pela Pastoral da Saúde Nordeste 2, e apresentado pelo arcebispo de Olinda e Recife e bispo referencial da Pastoral da Saúde NE2, Dom Fernando Saburido e pelo coordenador Regional da Pastoral da Saúde NE2, Vandson Holanda. Na ocasião, foram repassadas informações sobre a iniciativa e divulgado as primeiras mudanças de trânsito que iniciarão no próximo sábado (28), em Casa Amarela. 

A ação elaborada com a parceria do escritório de Arquitetura César Barros, visa contribuir para a instituição de um modelo de comunidade saudável e sustentável para o Nordeste até 2014 e segue alguns objetivos específicos da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), como: promover a liderança e a participação do setor de saúde e outros setores como o meio ambiente; construir consensos e formar parcerias para criar espaços e ambientes saudáveis entre outros.

Como projeto piloto, o bairro de Casa Amarela foi escolhido por ter um histórico de participação social, bem como, pela grande utilização de bicicletas como meio de transporte, lazer e trabalho, além de possuir nas proximidades áreas verdes como o Sítio Trindade e o Parque da Jaqueira. 

No local, a Companhia de Trânsito e Transportes Urbano do Recife (CTTU) já iniciou as sinalizações das vias com a pintura das faixas e no próximo sábado (28) ocorrerão às primeiras mudanças no trânsito. “As principais alterações serão nas Estradas do Arraial sentido centro de Casa Amarela e na Estrada do Encanamento no sentido oposto, que passarão a ser mãos únicas. A ação é uma ótima iniciativa que trará opções de mobilidade para a população que circula pelo bairro”, afirma a diretora-presidente da CTTU, Maria Pompéia.

“O Projeto Comunidade Saudável e Sustentável está diretamente ligado a Campanha da Fraternidade 2012, cujo tema é: “Que a saúde se difunda sobre a terra”. Com isso, procuramos oferecer mais qualidade de vida às pessoas, além de cidadania e mobilidade no trânsito. Sem dúvidas é uma ação que renovará o dia-a-dia da nossa realidade”, declarou o bispo referencial da Pastoral da Saúde NE2, Dom Fernando Saburido.

Segundo o secretário das Cidades, Danilo Cabral, o projeto entre outras características, valorizará o espaço coletivo. “A iniciativa dialoga com o princípio coletivo, compartilhando o espaço público e preocupado com as pessoas. Além disso, envolve um conjunto de atores como órgãos municipais, estaduais e privados. Por isso, damos nosso apoio e nos colocamos a disposição”, declarou. Quem também parabenizou o projeto foi o presidente do Instituto Pelópidas Silveira, Milton Boltler. “Eu considero esta ação como a mais importante iniciativa de mobilidade do trânsito do Recife”, elogiou.

Além das faixas que estão sendo pintadas, a CTTU realizará panfletagens sobre as mudanças e intensificará no sábado (28) o número de agentes de trânsito. A partir da apresentação ocorrida hoje (24) será disponibilizado um link no site da pastoral voltado exclusivamente para informações sobre os desdobramentos do projeto que servirá também de subsídio para que demais comunidades possam expandir as atividades em outros locais, em vista de uma vida mais saudável. 

Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas no link abaixo e em anexo:

Fonte: Pastoral da Saúde

0 comentários:

Postar um comentário