terça-feira, 31 de julho de 2012

Cáritas da Diocesana de Campina Grande promove discussão sobre coleta seletiva e atuação em rede


O evento é uma das etapas do projeto Cataforte II que tem como objetivo articular os catadores para definir e planejar estratégias de atuação em rede e de prestação de serviço público de coleta seletiva.

Começou nesta segunda-feira (30) na Paraíba o Seminário Estadual Cataforte Logística Solidária, promovido pela Cáritas Diocesana de Campina Grande, em parceria com a Rede Lixo e Cidadania. O seminário, que acontece na Pousada Enseada do Sol, em Jacumã, 20 km do centro de João Pessoa, vai até a terça-feira (31).   

Cerca de 150 catadores de resíduos sólidos de vários municípios paraibanos participam do seminário, que também conta com a participação de representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis - MNCR, da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Canoas (RS), Fundação Banco do Brasil e representações do governo da Paraíba.  

O Seminário é uma das etapas do projeto Cataforte II e tem como objetivo articular os catadores para definir e planejar estratégias de atuação em rede e de prestação de serviço público de coleta seletiva. Na ocasião, os participantes também discutem a questão da rede de comercialização.

De acordo com a integrante da Cáritas e coordenadora do projeto Cataforte, Ana Virginia Guimarães, a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, que estabeleceu o novo marco regulatório no País desde sua regulamentação em 2010, garante o final dos lixões, a inclusão e contratação dos catadores e a implantação da coleta seletiva. 

Segundo ela, a proposta do seminário é dialogar com os catadores e com os gestores públicos sobre esta forma de prestação de serviço. “A ideia é também aproveitar o espaço para apresentar experiências exitosas de municípios que optaram investir em empreendimentos autogestionários de catadores para realização da coleta seletiva, como, por exemplo, o município de Canoas, no Rio Grande do Sul”, diz.   

O seminário será composto por três painéis, que vão abordar, entre outros assuntos, as perspectivas e os desafios para os empreendimentos de catadores; comercialização solidária; e prestação de serviço público de coleta seletiva. 

Ao final do evento, após debaterem os temas elencados, os participantes apresentarão um painel com as principais potencialidades e desafios no processo de implementação do serviço de coleta seletiva, bem como a comercialização em rede.  

Iniciativa: O projeto Cataforte desenvolve ações de formação, assistência técnica e mobilização na área de reciclagem dos resíduos sólidos. A ação visa o fortalecimento das organizações associativas e produtivas de catadores da Paraíba. O projeto é uma realização do Ministério do Trabalho e Emprego / SENAES, Fundação Banco do Brasil, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, e é executado pela Cáritas Diocesana de Campina Grande que faz parte do Regional Nordeste 2 da Cáritas Brasileira.  

Serviços 
Data: 30 e 31 de julho de 2012, 
Horário: dia 30 - das 08h às 18h, 
              dia 31 - das 08h às 12h
Local: Pousada Enseada do Sol - Av. Beira Mar, J Quadra M 1, Praia de Carapibus, Jacumã/PB

Fonte: Cáritas NE2

0 comentários:

Postar um comentário