segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Ordenação Episcopal de Dom Antônio Tourinho Neto



O último sábado (17), entrou para história da cidade de Jequié, Bahia, bem como, para a sua Diocese, pois foi o dia em que esta ordenou seu primeiro Bispo, que será acolhido como novo Bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife.

 A Celebração Eucarística que Ordenou o então Monsenhor Antônio Tourinho começou por volta das 17 horas. No primeiro momento, chegaram ao local da Celebração - altar montado em frente a Catedral de Santo Antônio -  o ordenando acompanhado do seu Sagrante principal e Bispo da Diocese de Jequié Dom José Ruy Gonçalves Lopes e dos Co-Sagrantes: O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e Dom Cristiano Krapf, Bispo Emérito de Jequié. Em seguida, chegaram ao recinto Bispos e Padres de vários Estados para participar da Celebração que contou ainda, com a presença do ex-Bispo de Afogados da Ingazeira e hoje, Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luiz Gonzaga Pepeu que fez a apresentação dos presentes.

Após a Liturgia da Palavra, deu-se início ao Rito de Ordenação. Um dos sacerdotes assistentes do eleito, expôs um pedido de autorização ao Celebrante principal para que fosse feita a ordenação, o mesmo solicitou que fosse lida a Bula Papal, em que consta a autorização do Papa Francisco. A leitura foi feita pelo Vigário Geral da Diocese de Jequié, Monsenhor Haroldo Coelho, em seguida, Dom José Ruy proferiu a homilia exortando o eleito a perseverar no amor, que é o plano de fundo do seu lema Episcopal.

Em continuidade, o Rito de Ordenação foi introduzido pelo Veni Creator, em seguida o ordenando prometeu obediência ao Sumo Pontífice e seus Sucessores. Posteriormente, todos os fiéis fizeram as preces litânicas, enquanto o então Monsenhor Antônio permaneceu prostrado diante do altar em sinal de entrega. Chegando ao coração do Rito, os Bispos impuseram as mãos sobre o ordenando; logo depois, Dom José Ruy ungiu a cabeça do agora Dom Antônio Tourinho Neto, este, sobre sua cabeça, recebeu o sagrado livro do Evangeliário durante a Oração Consecratória. Das mãos de sua mãe Edézia e da sua avó Faraildes, veio o Anel Episcopal, e das mãos de outros familiares chegaram a Mitra Episcopal e o Báculo. Em seguida, recebe da sua mãe e avó os primeiros cumprimentos, sendo saudado pelos Bispos com o ósculo da paz.


 Ao final da Celebração, Dom Fernando Saburido, Arcebispo que Dom Antônio auxiliará na Arquidiocese de Olinda e Recife, discursou dando as congratulações ao novo Bispo e ressaltando a alegria e satisfação que será tê-lo como colega no serviço à Igreja. O Frei Hans, fundador da Fazenda da Esperança em Guaratinguetá- SP, também fez um discurso ressaltando a importância do Dom Antônio para a Fazenda da Esperança de Jequié. Por fim, antes da bênção final, o primeiro Bispo da Diocese de Jequié fez o seu primeiro discurso, onde agradeceu a Deus, aos familiares, ex-paroquianos e ao Bispo Emérito, Dom Cristiano Krapf, além de agradecer também ao atual Bispo, Dom José Ruy.

Confira as fotos AQUI

2 comentários:

A Arquidiocese de Olinda e Recife e o Regional Nordeste II se alegram com a chegada do novo Bispo!
Parabéns! Bem-vindo!

Postar um comentário