domingo, 25 de janeiro de 2015

Artigo: A Boa Nova do Reino


               Neste tempo litúrgico, chamado Tempo Comum, temos a oportunidade de ler e meditar, com a Igreja, o Evangelho segundo Marcos. O texto: Mc 1,14-20, apresenta-nos os inícios da pregação de Jesus, anunciando a chegada do Reino. Suas palavras são consoladoras: “O tempo já se completou”.  Por isso, como resposta a essa boa nova, todos são chamados a crer e a converter-se. A fé e a conversão andam juntas.  

Com Jesus, com sua Pessoa, seus gestos e sua pregação, o Reinado de Deus, seria realmente tocado pelo povo de Deus. É isso o Reino de Deus: em Jesus, Deus fez-se próximo, Deus veio acolher, consolar, indicar o caminho, salvar! Em Jesus, o Filho amado, Deus veio revelar sua paternidade, debruçando-se sobre o aflito, o pobre, o pecador. Chegou o Reino: Deus veio consolar o seu povo!

                 Mas, o Reino que Jesus veio trazer não é de encomenda, não é sob medida. O Senhor não vem nos trazer um Deus à nossa medida, para consumo das nossas necessidades, interesses e expectativas. No mundo do descartável, Jesus nos grita: "Convertei-vos! Crede no Evangelho!" O Reino somente será Boa-Notícia para quem abrir-se à surpresa inquietante do Deus que Jesus anuncia. Acolher a novidade, o Evangelho, acolher esse Deus que chega, exige que saiamos de nós mesmos e convertamo-nos! Cheios de nós, adormecidos e satisfeitos com nossos pensamentos, com nossa lógica cômoda e pagã, jamais poderemos acolher o Reino em nós e experimentar sua alegria e sua paz! Não é possível um cristianismo sob medida! Não é por acaso que o trecho do Evangelho de hoje começa falando da prisão de João Batista, aquele santo profeta que preparou a vinda do Reino. O Reino sofre violência: violência do mundo, violência do nosso coração envelhecido pelo pecado, da nossa razão tanta vez fechada para a luz do Cristo. Em seguida, o Evangelho nos fala do chamado de todo cristão: seguir Jesus no caminho da vida. Nesse sentido, a lição é clara: seguir Jesus exige deixar tudo, deixar-se e colocar a vida em relação com o Senhor! Somente assim poderemos acolher o Reino!

                Diante da urgência de estar com Jesus, de viver unido a ele, de acolher sua pessoa, tudo o mais é relativo! Portanto, coloquemos as coisas na sua real perspectiva, na perspectiva do Infinito de Deus e da urgência do Reino. O mundo atual, com sua cultura pagã, deseja que esqueçamos os verdadeiros valores, que absolutizemos aquelas coisas que são relativas, que deixemos de lado aquilo que realmente importa. E o que importa? "Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo mais vos será acrescentado!" (Mt 6,33). Somos chamados a abrir nossa existência, abrir nosso coração, nossa vida, nossos valores para o Cristo que nos traz o Reino do Pai do Céu! Mas somente poderemos acolhê-lo de fato se nos colocarmos diante dele com um coração de pobre, com a consciência de que precisamos realmente do Senhor, que, sozinhos, não nos realizaremos, não seremos felizes, não alcançaremos a verdadeira vida!

            Aceitemos com a Virgem da Luz, padroeira de Guarabira (festa de 23/01 a 02/02/2015), levar a todos, especialmente aos que mais sofrem, a boa nova da chegada do Reino. 


Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena – Bispo de Guarabira(PB)

0 comentários:

Postar um comentário