No último fim de semana, os internos da Fazenda do Sol, localizada na BR – 230 em Campina Grande, ganharam mais um instrumento de Terapia ocupacional. Trata-se de uma prensa de fabricação de tijolos ecológicos que foi doada pelo SENAI da Paraíba. Na ocasião, um instrutor da instituição apresentou para o Diretor da Fazenda do Sol, Pe. Sérgio Leit, CP, e aos cerca de 50 internos, as formas de fabricação, a matéria prima utilizada e o mercado de consumo para o produto.
A prensa foi fabricada no CT Metal Mecânica do SENAI, que fica localizado no Distrito Industrial, em Campina Grande. O equipamento produz tijolos ecológicos, sem queima de lenha, que normalmente é utilizada no processo de fabricação de tijolos.
Diferente dos tijolos comuns, o ecológico ou do tipo Solo-Cimento dispensa a queima em fornos, ele só precisa ser umedecido, para que se torne resistente. Além de grande resistência, outra vantagem desse tijolo é o seu excelente aspecto.
A Fazenda do Sol trata de dependentes químicos e conta com a solidariedade para sua manutenção. O tratamento dos internos é baseado em três pilares: oração, trabalho e convivência. Há 10 anos a Fazenda do Sol traz uma proposta de mudança de vida, partindo dos valores humanos e cristãos, inclusive com aqueles que cumprem seu tempo de permanência (um ano) através do grupo Sol para Todos, que realiza uma vez por mês um encontro com os ex-internos para partilha de suas experiências na nova vida.
A Fazenda do Sol está sempre aberta a visitantes e acolhe a toda sociedade também nas missas todos os domingos às 11h da manhã. Ela fica localizada na BR 230, Santa Terezinha, saída para João Pessoa. Há também uma extensão feminina da fazenda: Fazenda do Sol Feminina Nossa Senhora de Lourdes, localizada no Jenipapo.
Pascom Diocesana com informações de Diego Araújo (jornalista)
Foto: Gilbran Kalil
0 comentários:
Postar um comentário