Dezenas de milhares de fieis prestam homenagens a Nossa Senhora da Penha
Neste sábado, dia 26, às 22h, tem início a maior romaria do estado da Paraíba: a de Nossa Senhora da Penha. Sempre no último fim de semana de novembro fieis saem às ruas da capital paraibana para prestar homenagens à Santa. A Festa da Penha tem 248 anos e em 2011 tem como tema: “Mãe do céu, ajuda-nos a preservar a terra”.
A romaria tem quase 14 quilômetros do Centro até a Praia da Penha em João Pessoa. A caminhada começa em frente à igreja de Nossa Senhora de Lourdes, na Av. João Machado, porque ela era a Matriz da Paróquia da qual o Santuário da Penha fazia parte. Hoje o Santuário pertence à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Altiplano Cabo Branco.
A Bênção de Envio dos romeiros será dada pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto. Todos caminham até o Santuário. A previsão de chegada é às 4h da madrugada do Domingo, quando será celebrada uma Missa campal por Dom Aldo.
Neste ano os organizadores estão fazendo uma campanha especial. Eles pedem que as pessoas não bebam durante o percurso. “É realmente um apelo o que estamos fazendo. Diante daquela multidão, são poucos os que bebem. Mas aqueles que excedem na quantidade de álcool podem causar problemas aos participantes, e não queremos que nenhum incidente atrapalhe este momento de fé e devoção popular a Nossa Senhora da Penha”, explica o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto.
O Pe. Luiz Antônio de Oliveira, pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, explica também que a organização tomou o cuidado de reunir todos os responsáveis pelos trios elétricos, que vão animar os romeiros, para que eles possam ajudar na campanha. “Encontramos com os grupos e pedimos que as músicas tocadas não estimulem um caráter somente festivo, empolgante, chegando ao ponto de induzir às pessoas a beberem. Que as músicas tocadas sigam o intuito desta importante caminhada, que é rezar, agradecer à Senhora da Penha os pedidos alcançados. Que todos possam sair de casa e fazer a sua romaria com tranquilidade e paz”.
História da Romaria em João Pessoa:
O português Sílvio Siqueira, em 1763, comandava uma embarcação que saíra do norte em direção à Europa. No litoral paraibano ele enfrentou uma grande tormenta. Em um momento de aflição, reuniu a tripulação e pediu proteção a Nossa Senhora da Penha, prometendo erguer uma ermida em sua honra no local em que aportasse em segurança. Minutos depois, todos conseguiram desembarcar com tranquilidade na então Praia de Aratú - hoje Praia da Penha. Como prometido, a construção foi feita. E essa foi a terceira capela construída no Brasil para Nossa Senhora da Penha. A primeira foi erguida em Vila Velha, na então Capitania do Espírito Santo, entre os anos de 1558 e 1570. A segunda foi construída em 1635, pelo capitão Baltazar Abrel Cardoso, na Freguesia de Irajá, no Rio de Janeiro.
Fonte: Eisenhower Almeida de Albuquerque - Assessor de Imprensa/Comunicação (piriba@ibest.com.br)
0 comentários:
Postar um comentário