Católicos e judeus reuniram-se por dois dias em Curitiba (PR) com o objetivo de estreitarem sua relação. Nos 23 e 24 de outubro, uma série de eventos interreligiosos ocorreram na capital paranaense. Foi a 17ª Convenção Anual da Comissão Nacional de Diálogo Católico-Judaico.
O primeiro encontro aconteceu no Studium Theologicum e foi aberto para o público. O programa começou com uma saudação dos anfitriões, o arcebispo metropolitano de Curitiba, dom Moacyr José Vitti e o rabino Pablo Berman. Em seguida, houve uma apresentação musical de crianças do Colégio Sion que cantaram em hebraico "Al Shlosha Devarim" e "Ierushalaim Shel Zahav". Houve também um solo de violino com canções como "Adon Olam" e "Sunrise Sunset". O presidente da Federação Israelita do Paraná, Manoel Knopfholz, deu as boas vindas aos participantes e apresentou o presidente da B'nai Brith do Brasil, Abraham Goldstein, que discorreu sobre as conquistas e os desafios do diálogo católico-judaico.
O tema principal deste encontro foi bioética e religião. Sobre este assunto, discorreram o doutor Cícero Urban, oncologista católico e o rabino Michel Schlesinger. Depois das exposições, aconteceu um debate que possibilitou ao público presente a realização de perguntas aos dois conferencistas.
"Soubemos confrontar com coragem as diferenças que existem entre as duas tradições religiosas sem perder o respeito em momento algum. Mais uma vez pudemos constatar que não precisamos concordar em tudo para unirmos esforços por um mundo mais moderado", observou o rabino Michel Schesinger.
No dia seguinte, a reunião aconteceu nas instalações da comunidade judaica curitibana. O rabino Berman e o padre Jaime Sanchéz Bosch conduziram um estudo sobre interpretações de passagens bíblicas. Em seguida, foi realizado um passeio pelas instalações da entidade que incluiu uma visita a recém inaugurada sinagoga Beit Yaacov.
Para o padre José Bizon, da Casa da Reconciliação, "o carinho com que este encontro foi preparado e toda a condução do processo mostrou maturidade e a importância do dialogo interreligioso. Tanto o estudo sobre bioética como os estudos bíblicos mostraram o quanto temos, em conjunto, para contribuir com o enriquecimento da sociedade".
Fonte: CNBB
0 comentários:
Postar um comentário