quarta-feira, 10 de junho de 2015

Artigo: Confiar em Cristo

O mês de junho é um mês de muitas festas religiosas e populares. A festa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo é o memorial de imenso benefício para todo cristão, recebido sob as espécies de pão e vinho. O mistério do amor de Deus por nós se faz alimento de vida e vida eterna. Jesus é nosso alimento. A manifestação pública da Eucaristia nos mostra que Jesus veio até nós para nos transformar numa comunidade de pessoas fraternas, solidárias, que vivem unidas na partilha, capazes de vencer as divisões e exclusões sociais.

Com grande alegria, iremos celebrar, dia 12, a Festa do Sagrado Coração de Jesus e, nesta ocasião, promover o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. A Igreja convida, portanto, todo o povo de Deus de nossas comunidades bem como as pessoas de boa vontade, para rezarem pelos seus sacerdotes para que, fiéis aos compromissos assumidos no dia da ordenação presbiteral, tenhamos uma vida íntegra e santa, de íntima e profunda comunhão com Jesus. Pois somente assim poderemos amar verdadeiramente o rebanho do Senhor que nos foi confiado. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é muito estimada pela Igreja e, particularmente, o Apostolado da Oração nos matricula na escola do Coração de Cristo, porque a Igreja e todos os batizados são dons do Sagrado Coração de Jesus. A ternura e a acolhida de Cristo para com todos deve ser o privilégio de nossa devoção ao Coração de Cristo, que sempre acolheu e nos ensina a acolher e a evangelizar.

A Festa de Santo Antônio é a festa de um dos grandes santos populares. Ele soube colocar sempre Cristo no centro da sua vida, do seu pensamento, da sua ação e da sua pregação. Peçamos-lhe que interceda por todos nós junto do Senhor Jesus, para que anunciemos, como ele, sem medo, não tanto com palavras, mas com o testemunho da vida, o Evangelho de Cristo, a Boa Nova da salvação.

Outras festas são bem conhecidas, celebradas e festejadas neste mês de junho: São João Batista, São Pedro ... que, pelos seus ensinamentos e testemunhos, deixemo-nos  tocar pela ação de Deus na nossa vida.

As leituras proclamadas, neste primeiro domingo do mês de junho, mostram a realidade do pecado causada pela nossa desobediência à Palavra do Criador, segundo o livro do Gênesis (Gn 3,9-15), assim como, a luta entre o “homem exterior” e “o homem interior”, conforme Paulo (2Cor 4,16). A Palavra de Deus (Mc 3,20-35) vem proclamar a vitória sobre o pecado por meio de Jesus Cristo. Ela já se encontra prefigurada na passagem do Gênesis que se refere à cabeça da serpente esmagada (Gn 3,15). É anunciada por Paulo, ao proclamar a ressurreição de Jesus e motivar a Comunidade de Corinto a não desanimar jamais. “Por isso, não desanimamos!”, afirma o Apóstolo (2Cor 4,16). Por fim, Marcos nos mostra o poder de Jesus de libertar o homem, perdoando os pecados, razão de ser de nossa força e esperança no combate espiritual. Em resposta à Palavra proclamada, somos convidados a crer em Jesus e nele confiar, fazendo sempre a “vontade de Deus” (Mc 3,35).

Levemos o amor do Coração de Cristo às periferias e que  juntos promovamos uma nova evangelização. Sagrado Coração de Jesus, temos confiança em vós!

Dom  Francisco de Assis Dantas de Lucena – Bispo de Guarabira

0 comentários:

Postar um comentário