segunda-feira, 22 de junho de 2015

Em evento inédito no Nordeste, imagem de Nossa Senhora de Nazaré é acolhida em Pernambuco

nazaréPela primeira vez no Nordeste, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré desembarcou na manhã desta sexta-feira, 19, no Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. Vinda de Belém, onde acontece o tradicional Círio de Nazaré, a santa seguiu para o interior, onde foi acolhida pelos fiéis da cidade de São Bento do Una, no Agreste do Estado. Uma programação especial mobilizou cerca de 15 mil devotos até domingo, 21.
Na sede da Comunidade Católica Chama de Amor, um grande louvor dará as boas-vindas à imagem de Nossa Senhora de Nazaré e a comitiva formada por dois guardiões e quatro sacerdotes que a acompanham. Às 20h, está programada a celebração da Santa Missa, seguida de vigília que se estenderá durante toda a madrugada.
No sábado, 20, a programação começa às 6h com o Tríduo de Nossa Senhora de Nazaré, recitação do Ofício e da Ladainha. Às 10h, será celebrada Missa. As homenagens seguem durante à tarde com louvor, a partir das 14h, seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento. À noite, Missa, às 19h, e vigília a partir das 23h.
O tríduo será concluído, no domingo, 21, quando as celebrações começam às 6h com um momento de oração acrescido da recitação do Ofício e da Ladainha. A missa de encerramento está marcada para às 10h. Nos três dias, haverá mutirão de confissão para os participantes.
Círio de Nazaré
cirioRealizado em Belém, no Pará, há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus.
No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em 9 horas 15 minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história.
Na procissão, a Berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré é seguida por romeiros de Belém, do interior do Estado, de várias regiões do país e até do exterior. Em todo o percurso, os fiéis fazem manifestações de fé, enfeitam ruas e casas em homenagem à Santa. Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.
Além da procissão de domingo, o Círio agrega várias outras manifestações de devoção, como a trasladação, a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena.
Devoção
imagemnazaréA devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da Virgem pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361, tendo sido esculpida por São José. Em decorrência de uma batalha, a imagem foi levada para Portugal, onde, por muito tempo, ficou escondida no Pico de São Bartolomeu. Só em 1119, a imagem foi encontrada. A notícia se espalhou e muita gente começou a venerar a Santa. Desde então, muitos milagres foram atribuídos a ela.
No Pará, foi o caboclo Plácido José de Souza quem encontrou, em 1700, às margens do igarapé Murutucú (onde hoje se encontra a Basílica Santuário), uma pequena imagem da Senhora de Nazaré. Após o achado, Plácido teria levado a imagem para a sua choupana e, no outro dia, ela não estaria mais lá. Correu ao local do encontro e lá estava a “Santinha”. O fato teria se repetido várias vezes até a imagem ser enviada ao Palácio do Governo. No local do achado, Plácido construiu uma pequena capela.
Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará. Organizado pelo presidente da Província do Pará, capitão-mor Dom Francisco de Souza Coutinho, o primeiro Círio foi realizado no dia 8 de setembro de 1793. No início, não havia data fixa para o Círio, que poderia ocorrer nos meses de setembro, outubro ou novembro. Mas, a partir de 1901, por determinação do bispo Dom Francisco do Rêgo Maia, a procissão passou a ser realizada sempre no segundo domingo de outubro.

0 comentários:

Postar um comentário