O arcebispo de Olinda e Recife e presidente da CNBB Nordeste 2, dom Fernando Saburido, aproveitou a solenidade de Corpus Christi para reforçar a necessidade do caráter missionário da arquidiocese. Durante celebração, nesta quinta-feira, 4, na Igreja do Santíssimo Salvador do Mundo – Sé de Olinda, o prelado destacou que a alegria da festa do corpo e sangue de Jesus Cristo traz também a responsabilidade de viver concretamente o amor.
“Não podemos esquecer a dimensão pastoral desse sacaramento deixado pelo próprio Jesus como um grande presente para a Igreja. O Pão da Vida é o memorial perene do sacrifício do Cristo, que nos reabilitou com sua morte, como nos lembra São Tomaz de Aquino. É preciso, então, que entendamos que sem esse sacramento não podemos caminhar”, declarou dom Fernando.
Destacando a unidade proposta pela Eucaristia, o arcebispo lembrou a necessidade de vivenciar esse sacramento de maneira prática com o próximo. “Que a celebração eucarística seja sempre para nós a certeza dessa graça da união e, por isso, que sejamos Eucaristia para os nossos irmãos, sobretudo, aqueles mais sofridos”, afirmou.
Ao fim da missa, centenas de fiéis participaram da tradicional procissão do Santíssimo Sacramento. Caminhando pelo Sítio Histórico de Olinda, o cortejo saiu da catedral em direção a Igreja da Misericórdia. No trajeto, acompanhado com cânticos e orações, dom Saburido fez três paradas reflexivas. A solenidade vivida pela Igreja há 751 anos, foi concluída com um momento de adoração, seguido da bênção final.
0 comentários:
Postar um comentário