Com o objetivo de resgatar a história devocional e homenagear o santo padroeiro, a Arquidiocese de Olinda e Recife realiza pela primeira vez Tríduo em honra a Santo Antônio na Igreja Catedral do Santíssimo Salvador do Mundo – Sé de Olinda. As festividades têm início nesta quarta-feira, 10, e seguem até o próximo sábado, 13. A programação inclui recitação do terço, ladainha, missas e procissão.
O tema “Santo Antônio, homem consagrado, a favor da paz” teve como inspiração a comemoração do Ano da Vida Consagrada proclamado pelo papa Francisco e do Ano da Paz idealizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Entre os dias 10 e 12, haverá terço e ladainha a partir das 19h, seguida por Missa celebrada por padres convidados.
No sábado, 13, a Igreja faz memória litúrgica ao santo franciscano considerado um dos mais populares do mundo. Na cidade do Recife e na Igreja Catedral que têm Santo Antônio como padroeiro, a festa adquire grau de Solenidade. Os devotos seguirão a procissão com a imagem às 16h. O cortejo sairá da Igreja Matriz de São Pedro Mártir em direção à Sé de Olinda. A Celebração Eucarística será às 18h e terá a presidência do bispo auxiliar dom Antônio Tourinho. Durante a cerimônia, dom Antônio abençoará os pães para serem distribuídos com os fiéis.
Padroeiro - Na Arquidiocese, além do Recife, Santo Antônio é patrono das cidades do Cabo de Santo Agostinho e de Primavera. Sendo nesta última homenageado no mês de novembro quando ocorre a colheita da cana-de-açúcar.
0 comentários:
Postar um comentário