quarta-feira, 3 de junho de 2015

Missas e procissões marcam Solenidade de Corpus Christi na Arquidiocese de Olinda e Recife

Uma tradição que está completando 751 anos será revivida nesta quinta-feira, 4, em todo o mundo pelos católicos. Instituída pelo papa Urbano IV a Solenidade de Corpus Christi celebra a presença real de Jesus na hóstia e no vinho consagrados. Para marcar a data na Arquidiocese de Olinda e Recife, o arcebispo dom Fernando Saburido preside a Celebração Eucarística, na Igreja Catedral Santíssimo Salvador do Mundo – Sé de Olinda – a partir das 9h.

Fiéis leigos, além de religiosos e religiosas de diversas partes da arquidiocese deverão lotar o tempo histórico para acompanhar a solenidade. Logo após a celebração, dom Saburido conduzirá a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento, saindo da catedral em direção à Academia Santa Gertrudes, também na Cidade Alta, em Olinda.

Durante o percurso, o arcebispo concederá a Benção do Santíssimo em três locais: em frente ao Museu de Artes Sacra de Pernambuco, no Convento das Doroteias e na Igreja da Misericórdia. Em frente ao templo, será feito um momento de adoração concluído com a bênção final.

Paróquias
Das 118 paróquias da arquidiocese, duas tem o título de Santíssimo Sacramento. Com a de Santo Antônio do Santíssimo Sacramento fechada para restauração, as celebrações se concentrarão na Matriz da Boa Vista, área central do Recife. A programação prevê missas às 7h, 9h e 17h. Após a celebração da tarde, o pároco, padre Cícero Ferreira, realizará a procissão pela Rua da Imperatriz, encerrando com a bênção.

Em todas as paróquias, nas 19 cidades que compõem o território arquidiocesano, serão realizadas Celebrações Eucarísticas, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento. Algumas confeccionarão tapetes para a passagem da procissão.

O tapete lembra a adoração e devoção a Jesus presente na Eucaristia. Recorda também o Domingo de Ramos, quando para Jesus passar, entrando em Jerusalém, as pessoas colocavam tapetes, folhas de árvores para saudar Jesus que passava no meio do povo.

Histórico
A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264. O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o papa morreu em seguida, mas se propagou por algumas igrejas, como na Diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada antes de 1270.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima.

Em 1983, o novo Código de Direito Canônico – cânon 944 – mantém a obrigação de se manifestar ‘o testemunho público de veneração para com a Santíssima Eucaristia’ e ‘onde for possível, haja procissão pelas vias públicas’, mas os bispos escolham a melhor maneira de fazer isso, garantindo a participação do povo e a dignidade da manifestação.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu corpo… isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim”. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre na quinta-feira, após o domingo da Santíssima Trindade.

0 comentários:

Postar um comentário