Representantes dos estados do Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão, Ceará e Sergipe se reúnem nestes dias 25 e 26 de julho, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal. O encontro conta com representantes das pastorais sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Regional Nordeste 2, Cáritas, Movimento dos Sem Terra (MST), Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC) e Serviço de Assistência Rural (SAR), da Arquidiocese de Natal. Entre os participantes está o Padre Ari Antônio dos Reis, assessor da Comissão de Caridade, Justiça e Paz, da CNBB, e o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.
Nesta sexta-feira, os participantes fazem a avaliação do ‘Nordestão da 5ª Semana Social Brasileira’, encontro realizado de 4 a 6 de abril deste ano, em Lagoa Seca (PB). “O Nordestão da 5ª Semana Social foi um processo muito rico de diálogo e debate sobre a realidade da Região Nordeste, com base no tema ‘O Estado que temos e o Estado que queremos’. A partir desse debate, destaco três frutos: a articulação do Observatório Social do Nordeste; o nosso engajamento no processo da Reforma Política; e o respeito à população tradicional nordestina, como os pescadores, os agricultores e indígenas”, destacou o assessor da CNBB, Padre Ari Reis.
Ainda, nesta sexta-feira, pela manhã, o Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, fez uma explanação sobre o Observatório Social do Nordeste. Para ele, a proposta do Observatório está baseada na atual realidade social vivida na Região Nordeste. “Diante do que nós vamos percebendo e vendo no avanço das organizações sociais e populares, no que diz respeito à participação popular nas políticas públicas, é que surge o Observatório Social, como um serviço da Igreja, para contribuir com a sociedade”, diz o Arcebispo de Natal. E acrescenta: “Ao Observatório, caberia um serviço de fornecimento de dados; de acompanhamento, por exemplo, de uma licitação pública para uma obra… Percebemos que o Observatório funcionando em rede, com núcleos espalhados pelo Nordeste, teria um olhar direcionado para nossa região, sem deixar de ter um olhar macro, para todo o Brasil, e, assim, seria mais fácil identificar políticas públicas que venham beneficiar a população”.
O coordenador do Observatório, Roberto Jéfferson, explica que a entidade se propõe a ser um espaço de diálogo, de análise e reflexão de realidade social. “Ele terá, também, a missão de articular várias instituições, pensadores e pesquisadores, que possam estar juntos, com o objetivo de fazer uma leitura da realidade sócio-econômica da Região Nordeste, além de propor saídas para os problemas enfrentados”, diz o coordenador.
A programação do encontro para o sábado, 26, vai ser dedicada aos encaminhamentos.
Fonte: PASCOM NATAL
0 comentários:
Postar um comentário