Repleta de simbolismo, a Semana Santa é um convite a mergulhar no Mistério da Morte e Ressurreição de Jesus. O período teve início no último domingo, 13, com a Solenidade de Ramos. As celebrações se intensificam a partir desta quinta-feira, 17, com a Missa dos Santos Óleos.
Tradicionalmente realizada na Igreja Catedral, Sé de Olinda, às 9h, a celebração reúne todo o clero – diáconos e padres – da arquidiocese. Durante o rito, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, abençoa os óleos feitos de oliveira. Eles serão utilizados durante todo o ano nas 115 paróquias na administração dos Sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Ainda na ocasião acontece a renovação dos votos sacerdotais.
Na parte da tarde, os fiéis participam da Missa da Ceia do Senhor – Lava Pés. A cerimônia recorda o último momento de Jesus com os discípulos antes de ser preso. Na Igreja Catedral, a Missa será presidida pelo vigário geral e cura da Sé, monsenhor José Albérico de Almeida. Logo após, padres atenderão os fiéis em confissão até às 22h.
Todos os anos o arcebispo escolhe um local para celebrar a Missa de Lava Pés. Neste ano, o religioso conduzirá a celebração na Capela São Francisco de Assis (Rua Córrego João Francisco, 283 – Bomba do Hemetério – Recife). A missa será às 17h. O local foi escolhido devido ao tema da Campanha da Fraternidade 2014 ‘Tráfico Humano’ porque a maior parte das vítimas desse crime se encontra nas periferias das grandes cidades.
A Sexta-feira da Paixão, 18, é o único dia do ano em que não se realizam Missas em nenhuma igreja católica do mundo. Para marcar a crucificação e morte de Jesus às 15h, o arcebispo preside a Celebração da Paixão, na Igreja Catedral. O rito é composto por Celebração da Palavra (leitura de Salmos e do Evangelho da Paixão), Oração Universal da Igreja, Exaltação da Santa Cruz e Comunhão. Em seguida, os fiéis seguem a Procissão do Senhor Morto, que percorrerá as ruas do Sítio Histórico de Olinda.
Passado o dia de recolhimento, a Igreja vivencia a espera da ressurreição de Jesus. A partir das 20h do sábado, 19, na Sé, os católicos participam da Vigília Pascal. A celebração começa pela bênção fogo e do Círio Pascal – grande vela que representa a luz do Cristo ressuscitado. Durante o ritual, os católicos renovam as promessas batismais. Logo após, a Missa segue os ritos tradicionais.
Na alegria da ressurreição de Cristo, no Domingo de Páscoa, 20, Dom Saburido celebra missa a partir das 9h. A data marca o início do período Pascal para a Igreja. O tempo litúrgico tem duração de 50 dias, encerrando com a Festa de Pentecostes.
Na tarde do domingo, o arcebispo participa da 16ª Caminhada com Cristo Ressuscitado na cidade do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. O evento reúne milhares de pessoas de cidades da região. A concentração será às 14h, em frente da Matriz de Santo Antônio, no Centro do Cabo. A caminhada seguirá pela Torrinha, Rua 55 da Cohab em direção à Praça 09 Julho, onde acontece a Celebração Eucarística presidida por Dom Fernando Saburido. Logo após, a multidão participará de louvor com o Ministério de Música da Paróquia de Santo Antônio. Este ano o evento traz o tema “É para a liberdade que Cristo ressuscitou.”
0 comentários:
Postar um comentário