segunda-feira, 25 de maio de 2015

Artigo: Pentecostes, festa da unidade e da missão

A festa de Pentecostes celebra, sobretudo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, o divino Espírito Santo, a alma da Igreja. Não se pode conceber vida cristã nem Igreja sem a presença e ação do Espírito Santo. Nós cremos no Espírito Santo, “que procede do Pai e do Filho e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado”.

Esta festa reúne a todos e conclui o Tempo Pascal, cinquenta dias entre o Domingo da Ressurreição e o Domingo de Pentencostes. É o contrário de Babel. No Espírito Santo, espírito de amor e unidade, todos podem entender-se. Há uma variedade de dons, mas todos eles a serviço da unidade. Cada pessoa recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos. Pelo batismo, o Espírito gera um só Corpo, o Corpo de Cristo, sem distinção de pessoas.

O Espírito Santo vem e é acolhido por Maria e os Apóstolos reunidos em oração, no cenáculo, por ocasião da festa hebraica de Pentecostes. Os sinais de sua presença são destacados. O Espírito ilumina e anima os discípulos, levando-os a superar o medo e a anunciar o Evangelho. Ele une os que falavam línguas diferentes, fazendo-os compreender a pregação dos Apóstolos, “pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua” (At 2,8). Portanto, quem recebe o Espírito Santo promove a unidade e testemunha o Evangelho, com coragem e alegria.
  
É no Espírito que Cristo habita realmente em nós, desde o nosso batismo, e faz crescer sua presença em nós em cada eucaristia, quando comungamos o corpo e o sangue daquele Senhor, que é pleno do Espírito. Só no Espírito podemos dizer que Cristo permanece em nós e nós permanecemos nele; só no Espírito podemos dizer que já não somos nós que vivemos, mas Cristo vive em nós, com seus sentimentos, suas atitudes e sua entrega ao Pai. Por isso, somente no Santo Espírito nossa vida pode ser vida em Cristo, vida de santidade.

Mas, o Espírito, além de agir em cada cristão, age na Comunidade como um todo, edificando a Igreja, fazendo-a sempre corpo de Cristo. Antes de tudo, ele vivifica a Igreja com a vida do Ressuscitado, incorporando sempre nela novos membros, fazendo-a crescer mais na plenitude de Cristo. Depois, ele suscita incontáveis ministérios, carismas e dons. É o Espírito que mantém esta variedade em harmonia e unidade, para que tudo e todos contribuam para a edificação do corpo de Cristo, que é a Igreja.

Pentecostes não pode ficar restrito à Liturgia, mas deve se prolongar no dia a dia através da vida no Espírito. É preciso deixar-se conduzir pelo Espírito Santo para discernir a vontade de Deus, produzir os frutos que ele espera de nós e assumir a missão de evangelizar, com ânimo renovado.

Necessitamos sair ao encontro de todos, especialmente dos que mais sofrem, para compartilhar a alegria do Evangelho. Cada um, cada grupo, cada movimento, cada pastoral, cada serviço, cada comunidade, na harmonia da Igreja, se dirija ao Pai com Jesus pedindo a renovação da efusão do Espírito Santo. Também, hoje, como no dia do seu nascimento, a Igreja invoca juntamente com Maria: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor”.


Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena – Bispo de Guarabira(PB)

0 comentários:

Postar um comentário