segunda-feira, 11 de maio de 2015

Artigo: Deus ama a todos



            Deus ama a todos, não faz distinção entre as pessoas (At 10,34). Deus é amor! (1Jo 4,8). Num tempo em que há diferentes modos de se compreender o amor, é importante recordar em que consiste o amor de Deus: “não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele que nos amou e enviou-nos o seu Filho” (1Jo 4,10). Deste modo, é ressaltada a gratuidade do amor, isto é, amar antes de ser amado, amar sem cobrar recompensa, tomar a iniciativa de amar, amar os que não nos amam ou que não retribuem o amor recebido. Deus ama a todos, de graça; seu amor é graça!

            Assim, se Deus nos amou deste modo, também nós devemos amar a Deus e ao próximo. Nós somos chamados a amar, segundo o mandamento que Jesus nos deixou: “amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei” (Jo 15,12). Ele nos amou até entregar toda a sua vida por nós.

Na última ceia, Jesus nos deixa a eucaristia e realiza o gesto do lava-pés. A doação da própria vida, fazendo-se servidor dos irmãos, é sinal do amor de Cristo e do amor na vida de cada cristão. Jesus nos amou doando a sua vida por nós “para que tenhamos vida por meio dele” (1Jo 4, 9). Há muita gente, graças a Deus, que se doa cotidianamente para que os outros tenham a vida. Dentre tantos, podemos destacar os que se doam generosamente às crianças, aos idosos, ao serviço dos enfermos, dos pobres e dos que mais sofrem, assim como, os que entregam a própria vida como missionários, anunciadores do Evangelho, para que todos tenham vida e a tenham em abundância.

Jesus nos escolheu para produzirmos frutos bons, imitando-o no seu amor. "Como o Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor" (Jo 15,9). O Senhor nos fala de que amor? De um sentimento, de um afeto, de uma simpatia, de uma amizade? Não! O amor de que fala Jesus é o amor-caridade, o amor de Deus, o amor que é fruto da presença do Espírito de amor, o Espírito Santo.

É esse Espírito de amor que, habitando em nós, faz-nos permanecer em Jesus e ter força no cumprimento da sua vontade. O amor de Deus em Cristo Jesus manifesta-se a todos os seres humanos. Sobre todos Deus derrama o seu Espírito. Ele nos amou primeiro e continua derramando o seu Espírito sobre nós para fazermos de nossa vida uma resposta de amor ao amor de Deus. São inúmeros os sinais do amor de Deus entre nós.

O amor de mãe é sinal do amor de Deus. Neste domingo das mães, rezemos pelas mamães, oferecendo-lhes como presentes: as orações, o amor, o respeito, a gratidão, o carinho e a paz na família. Confiamos as nossas mães à proteção de Maria, a Mãe de Jesus e Mãe de todas as mães! Parabéns, mamães! Feliz Dia das Mães!


Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena – Bispo de Guarabira - PB


0 comentários:

Postar um comentário