segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Procissão e missa marcam encerramento da festa Conceição em Recife

A tarde e a noite deste sábado (8) foram de muita fé e emoção para os devotos de Nossa Senhora da Conceição que participaram da procissão e missa em homenagem à santa, no Recife. A procissão partiu do Marco Zero da capital pouco depois das 15h, seguindo pela Avenida Norte e chegando ao Morro da Conceição, na Zona Norte da cidade, por volta das 18h30.

A servidora pública Clementina Alcoforado participa da procissão desde 2001. Aprendeu a fé e a devoção à Nossa Senhora com a mãe e passa para toda a família. "Participar da procissão, andar quilômetros, é um gesto de fé para mim, vir caminhando ao lado dela", disse. Alguns fiéis vieram de joelhos e rezando o terço, tudo para demonstrar a fé e agradecer.

 Os irmãos Maria Eugênia, Graziela e Luiz Alberto Ferreira viveram a vida quase inteira no Morro da Conceição e, mesmo não morando mais no local, fazem questão de vir todos os anos assistir à procissão. "Eu sinto uma ligação muito forte com Nossa Senhora da Conceição, ela é minha protetora", contou Maria Eugênia. Já Luiz Alberto vem todos os domingos para assistir à missa, embora diga ter vindo 'apenas para ver a santa passar'.

A procissão chegou ao Morro da Conceição com Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife à frente do andor da santa, na subida da ladeira que leva até o palco montado na praça do bairro. Logo em seguida, veio o 'Terço dos Homens', saudado com aplausos dos fiéis que gritavam e entovavam vivas à Nossa Senhora.

A imagem de Nossa Senhora da Conceição chegou ao topo do Morro às 18h30, mas subiu ao palco apenas perto das 19h. Ornada com flores, a santa pedia passagem por meio de milhares de fiéis que queriam estar mais próximos ou apenas jogar uma flor em agradecimento à uma graça alcançada.

Passava um pouco das 19h quando Dom Fernando iniciou a missa, acompanhado do pároco da igreja de Nossa Senhora da Conceição do Morro, padre José Roberto França. "É uma emoção muito grande poder estar aqui. A gente precisa de momentos como esse, de fé, para conseguir aguentar as dificuldade da vida", afirmou a comerciante Maria Alice Reis.

A missa encerra a 108ª edição da Festa de Nossa Senhora da Conceição no Morro, que começou no dia 29 de novembro. "Foram seis missas diárias, terços e celebrações. Esse é o auge das nossas comemorações, que começaram a ser organizadas quatro meses atrás", afirmou o pároco. "Maria, mãe de Jesus, é a nossa intercessora. Que com ela possamos caminhar com amor, em paz", complementou Dom Fernando Saburido.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário