No início da manhã deste sábado (20), o Papa Francisco recebeu na Sala Paulo VI os participantes na IV Convenção Missionário Nacional promovida pela Conferência Episcopal Italiana. Na ocasião dirigiu-lhes palavras de apreço pela atividade desenvolvida em ambiente de profunda colaboração entre bispos, sacerdotes e leigos. O Santo Padre declarou que:
“As diversas realidade que vós representais na Igreja italiana indicam que o espírito da missio ad gentes deve tornar-se o espírito da Igreja no mundo: sair, escutando o grito dos pobres e dos que estão longe, encontrar todos e anunciar a alegria do Evangelho.”
Sair – continuou o Papa – significa superar a tentação de falarmos entre nós esquecendo os tantos que esperam de nós uma palavra de misericórdia, de consolação, de esperança.
O Papa Francisco recordou ainda que “o próprio Jesus Cristo foi um homem da periferia, daquela Galileia distante dos centros de poder do império romano e da Jerusalém. Encontrou os pobres, os doentes, pecadores, prostitutas, recolhendo à sua volta um pequeno número de discípulos e algumas mulheres que o ouviam e o serviam”.
E o Santo Padre concluiu o seu discurso à Convenção Missionária Italiana dizendo que “sair é não ficar indiferente à miséria, à guerra, à violência das nossas cidades, ao abandono dos idosos, ao anonimato de tanta gente necessitada”.
Rádio Vaticano.
0 comentários:
Postar um comentário