A cidade de Palmares parou para acolher o novo bispo. Dom Henrique Soares da Costa pôde sentir de perto o carinho que o povo diocesano já sente por ele. No último domingo, 1 de junho, Solenidade da Ascensão do Senhor, o novo bispo da diocese tomou posse.
Dom Henrique assume o pastoreio com entusiasmo, fé e esperança. “O bispo não é, primeiramente, aquele que resolve os problemas do povo. O bispo é aquele que está junto do rebanho, que chora ,ri, espera, consola, traz a palavra de Deus, e, aí sim, dá força ao povo para entender o sentido da sua vida, da sua história e encontrar no Senhor força para superar as dificuldades de uma cheia, da desigualdade social, dos desafios do amanhã”, frisou o novo bispo.
A Catedral Nossa Senhora da Conceição dos Montes ficou pequena. Bispos, padres, religiosos e seminaristas de várias dioceses participaram da Posse Canônica. A posse foi dada pelo presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 2) e metropolita de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. O presidente ressaltou a experiência de Dom Henrique. “É um privilégio estar mais uma vez tendo essa honra de dar posse ao novo bispo aqui da Província Eclesiástica de Olinda e Recife. É uma bênção para a Diocese de Palmares receber um bispo já feito porque, em geral, essa diocese recebia bispos novos. Dom Henrique já tem experiência. Foi auxiliar, portanto, poderá fazer muito por essa região tão sofrida. Palmares é uma região canavieira com muitos desafios. Agora chega alguém para continuar a missão de Dom Genival que foi brilhante durante os catorze anos que esteve à frente da diocese procurando doar-se inteiramente à serviço dos pobres”, salientou Dom Fernando.
Após a cerimônia, todos seguiram em caminhada até o Colégio Nossa Senhora de Lourdes onde foi celebrada a Missa. Emocionado, o bispo emérito de Palmares, Dom Genival Saraiva, deixa a diocese com a sensação do dever cumprido. “É com a graça de Deus que termino o meu ofício aqui na Diocese de Palmares. É com alegria no coração de saber que a diocese está confiada ao zelo pastoral de Dom Henrique Soares da Costa que se coloca com o desejo e disposição de apascentar o rebanho em Cristo o rebanho que a Igreja lhe confia.
Da Assessoria de Comunicação AOR
0 comentários:
Postar um comentário