segunda-feira, 13 de julho de 2015

Artigo: A Missão Evangelizadora

Deus chama os profetas e apóstolos e os envia em missão. Ele também nos chama e nos envia. A iniciativa é do Senhor e não depende de critérios nossos. É dom gratuito do Senhor. O chamado e o envio dos apóstolos acontecem por iniciativa de Jesus Cristo.  Deus chama, envia e sustenta na missão. Necessita, simplesmente, da resposta de cada um na fé e na disponibilidade em caminhar e servir.

Amós (Am 7,12-15), pastor e agricultor foi chamado e enviado por Deus em missão como profeta. Este surpreende porque age livremente no Espírito do Senhor. O Senhor o tirou de trás do rebanho, tirou-o da sua vida, e o mandou ao povo de Israel. Os Apóstolos foram chamados e enviados por Jesus em missão (Mc 6,7-13): sem levar nada, confiando somente em Deus, correndo o risco de serem incompreendidos e rejeitados, eles deveriam ir, anunciando o Reino de Deus, que exige mudança de vida, conversão de pensamento, atitudes e modo de agir.

Deus continua falando, dirigindo seu chamado ao mundo e a cada pessoa. Se escutarmos com atitude de fé a Palavra do Senhor, se na oração nos abrirmos aos seus apelos, se estivermos atentos ao que ele nos fala no nosso coração, descobriremos que o Senhor também nos envia! Todo cristão, pelo Batismo e pela Crisma, participa da missão de Jesus, a missão de anunciar o Reino, que Ele nos veio mostrar! Não podemos nos calar nem sufocar a Palavra do Senhor, da qual o mundo tanto necessita.

Quantas oportunidades temos de falar, de anunciar e de testemunhar o amor e apresença de Jesus em nosso meio. Jamais podemos omiti-lo. Não podemos ser cristãos cansados, omissos, acomodados!Nós somos chamados e enviados pelo Senhor! Aqui e agora somos as testemunhas do Senhor nosso! Um dia, certamente seremos cobrados por isso; o Senhor nos pedirá contas!

Somos enviados por Jesus ao mundo para testemunhar o plano, o sonho de amor para toda a humanidade, que o Pai desde toda eternidade acalentou e realizou em Cristo Jesus, tornando-o presente para nós pelo ministério da Igreja! Estejamos certos de uma coisa: somos parte desse sonho, somos cooperadores desse sonho! Que nossa vida, nossas palavras, nosso compromisso, testemunhem e tornem presente esse sonho de Deus!

Olhemos a cruz, consequência do nosso pecado, e tomemos consciência do quanto somos queridos, preciosos, amados por Deus e chamados a amá-lo e participar da Sua vida! É este o chamado do Senhor! Não sejamos surdos! Um cristão e uma comunidade ‘surdos’ à voz do Espírito do Senhor, que impulsiona a levar o Evangelho a todos, torna-se um cristão e uma comunidade de ‘mudos’ que não falam e não evangelizam. Coloquemos sob a ação do Espírito Santo a nossa vida de cristãos e a missão, que todos recebemos em virtude do Batismo e da Crisma, significa encontrar a coragem profética e apostólica necessária para superar as acomodações mundanas. Sejamos sementes do Reino de Deus no mundo. É necessário contribuir para a construção do mundo novo, querido por Deus, no qual “a verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão” (Sl 85,11).  Que o Senhor nos ajude a vivermos sempre como verdadeiros cristãos,chamados e enviados em missão para anunciar e testemunhar o Evangelho da alegria.

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena – Bispo de Guarabira(PB)

0 comentários:

Postar um comentário