quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

REUNIÃO DO CONSER ACONTECEU EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS



A Diocese de Palmeira dos Índios sediou na última semana, nos dias 19 e 20 de fevereiro, a Reunião do CONSER (Conselho Episcopal Regional).

Estavam presentes, bispos dos quatro estados que compõem o Regional Nordeste 02 da CNBB (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas).

A reunião foi presidida por Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife/PE e Presidente do Regional Nordeste 02 da CNBB, sendo assessorado por Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, Bispo de Campina Grande/PB e vice-presidente do Regional Nordeste 02 e por Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Bispo de Guarabira/PB e Secretário do Regional Nordeste 02.

Diversos assuntos foram abordados, entre eles: a Campanha da Fraternidade 2015, as atividades de evangelização de cada diocese, assuntos administrativos do Regional e outros temas que influenciam na vida do povo de Deus e no pastoreio.

Um dos assuntos destacados foi a situação dos romeiros, que viajam em caminhões denominados “paus de arara”, correndo diversos riscos “em nome da fé.” Para discutir este assunto os bispos receberam a visita de três membros da Polícia Rodoviária Federal que explicaram os riscos, o que diz a lei e esclareceram as dúvidas do episcopado.

Cada bispo fez suas considerações e ao final, todos se comprometeram a ajudar de alguma forma para que o transporte em “paus de arara” seja totalmente substituído por ônibus, dando mais segurança e conforto ao povo de fé que durante todo o ano faz suas romarias.

No último momento da Reunião do CONSER, foi feito um resumo dos assuntos e todos se confraternizaram, falando do quanto foi proveitosa a reunião e ressaltando a forma acolhedora com a qual o bispo anfitrião, Dom Dulcênio Fontes de Matos recebeu a todos os irmãos de episcopado.

Para Dom Dulcênio, “acolher os bispos do Regional Nordeste 02 na Diocese de Palmeira dos Índios, é abrir as portas da casa do povo de Deus para receber os pastores, designados por Jesus, para conduzir rebanhos em cada diocese.”

Fonte: Pastoral da Comunicação – Diocese de Palmeira dos Índios/AL

0 comentários:

Postar um comentário