quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

MESA REDONDA SOBRE A CF 2015 REUNE BISPOS, PADRES, RELIGIOSOS E LEIGOS


A noite da sexta-feira, 20 de fevereiro, foi bastante rica para todos que participaram da mesa redonda com palestras e debates a cerca da Campanha da Fraternidade 2015.

Inicialmente, Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo da Diocese de Palmeira dos Índios acolheu a todos os presentes, falando sobre a importância da Campanha da Fraternidade e sobre o quanto é salutar aprofundar os conhecimentos a respeito de tudo que envolve o Tema: FRATERNIDADE: IGREJA E SOCIEDADE e o Lema: “Eu vim para servir” (Mc 10, 45).

Num segundo momento, o professor doutor Alberto Vivar Flores fez uma abordagem geral com foco na situação atual e no que se espera de uma atuação missionária, evangelizadora e concreta na vida das pessoas.

Em seguida, o professor mestre José Antônio Faro, teceu comentários relacionados à palestra do professor Vivar Flores e acrescentou um conteúdo que aprofundou o debate.

Finalizando, todos os presentes tiveram a oportunidade de intervir, perguntar ou acrescentar algo a tudo que foi abordado.

Bispos, sacerdotes, leigos e representantes de instituições fizeram uso da palavra, tornando a noite bastante proveitosa.


Após o término, todos se confraternizaram, num momento de troca de conhecimentos, reencontros e vivência da fraternidade.

No sábado (20), aconteceu a Celebração de Abertura da Campanha da Fraternidade 2015.



Estiveram reunidos bispos, padres e uma grande porção do povo de Deus, de quatro estados (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas), totalizando 21 dioceses.

O Ginásio Poliesportivo de Palmeira dos Índios ficou lotado e juntos bispos, padres, religiosos e leigos, vivenciaram a alegria de ter a Santa Eucaristia celebrada num momento muito especial.
                        
Inicialmente, aconteceu a entrada das bandeiras e em seguida quatro apresentações, uma de cada estado do Regional Nordeste 02. Foram homenageados os mártires do Rio Grande do Norte, o Padre Ibiapina da Paraíba, Dom Hélder Câmara de Pernambuco e Frei Damião de Alagoas.
                        
Após as apresentações, aconteceu a entrada das imagens dos padroeiros de dezenas de comunidades, destacando a religiosidade de um povo que tem na fé a força para vencer obstáculos como a seca, a falta de dinheiro e as injustiças sociais.
                        
Iniciou-se então a Santa Missa, que foi presidida por Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife/PE e Presidente do Regional Nordeste 02 da CNBB e concelebrada pelos demais bispos do Regional.
                        
A homilia foi feita pelo Bispo de Palmeira dos Índios, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que destacou a importância da missão e da vivência real do Tema e do Lema da Campanha da Fraternidade 2015.
                        
Antes da bênção final aconteceram outros momentos também importantes. Primeiro, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Bispo de Guarabira/PB, Secretário do Regional Nordeste 2 da CNBB e Bispo referencial para as campanhas, apresentou os sacerdotes responsáveis pelas campanhas da CNBB em cada uma das 21 dioceses.
                        
Num segundo momento, o Padre Wendel Assunção, Pároco da cidade de Paulo Jacinto e um dos organizadores do evento, discursou agradecendo e demonstrando sua alegria com todos momentos vivenciados na Abertura da CF 2015.
                        
Por último, a Diocese de Palmeira dos Índios prestou uma homenagem aos 21 bispos, presenteando-os com um belo quadro com o brasão de cada diocese.
                       
Após a bênção final as caravanas retornaram felizes com a grandiosidade do evento. Segundo Maria Martins, paroquiana de Palmeira dos Índios, “foi uma missa muito linda. Fazia tempo que eu via algo tão organizado, tão emocionante. É a força da nossa Igreja que fortalece nossa fé e nos leva à missão.”

                       
Fiéis dos quatro setores da Diocese de Palmeira dos Índios estavam presentes, além de representações das demais vinte dioceses do Regional Nordeste 02 da CNBB.



Fonte: Pastoral da Comunicação – Diocese de Palmeira dos Índios/AL

0 comentários:

Postar um comentário