quinta-feira, 20 de março de 2014

Saudações de Dom Henrique Soares

Ao Venerado Irmão no Episcopado Dom Genival Saraiva de França,
Aos sacerdotes e diáconos,
Aos seminaristas,
Aos consagrados na vida religiosa e membros dos vários grupos e comunidades,
Ao inteiro Povo de Deus,
A todos as pessoas de boa vontade que residem no território canônico da Igreja diocesana de Palmares,

            É com profundo afeto de Pastor, nascido da fé em Cristo Jesus, queora me dirijo a vós todos. Estai certos: através do Santo Padre Francisco, foi o próprio Senhor Quem me designou para Bispo desta Igreja palmarense – é um mistério que devemos acolher na fé!
            Desde o primeiro momento em que me foi comunicado que seria vosso Bispo, estais em meu coração, em minha mente, em minha oração, em minha solicitude. Desde já vos amo no Senhor, como membros do rebanho que o Bom Pastor Jesus, nos Seus insondáveis desígnios, agora me confia.
            Irei a vós na fé, irei a vós para lavar-vos os pés, como fez o “Pastor e Bispo de nossas almas” (1Pd 2,25), Jesus Nosso Senhor. Irei para confirmar-vos na santa fé católica e apostólica e por vós ser animado e confirmado no discipulado do Nosso grande Deus e Senhor Jesus Cristo.
              Ao meu caríssimo Irmão, Dom Genival, que durante quatorze anos pastoreou com amor e dedicação, prudência e sabedoria, esta Igreja de Palmares, minha saudação fraterna, minha gratidão, minha sincera veneração! Que Deus o recompense como só Ele sabe fazer aos Seus servos bons e fieis (cf. Mt 25,21)!
          Ao desde já caríssimo clero - presbíteros e diáconos - minha paterna e afetuosa saudação! Sereis meus colaboradores, indispensáveis ao exercício do meu ministério episcopal. Sabei que em mim encontrareis um pai, um pastor, um amigo. Digo-vos com toda sinceridade: é enorme meu afeto e respeito pelo ministério que exerceis em benefício do Povo de Deus e da inteira humanidade! Que nossa convivência seja pautada na comunhão que nasce da fé no Deus Uno e Trino para que o Reino de Deus se manifeste na nossa Igreja Particular!
           Aos seminaristas, filhos diletos, quero manifestar todo meu carinho e garantir-lhes minha proximidade e minha extrema solicitude, pois que são os futuros pastores do Povo santo de Deus.
            Aos membros das diversas famílias religiosas, saúdo afetuosamente. Conto com vossas orações e vossa colaboração, em plena e leal comunhão com o Bispo e com seu presbitério para o bem da Igreja e de sua missão. Sois uma riqueza para a Igreja Particular, sois um dom do Senhor e nos enriquecereis sempre com vossa fidelidade ao carisma próprio que o Senhor vos concedeu e que a Igreja maternalmente reconheceu. O mesmo afeto, o mesmo carinho, desejo exprimir às várias comunidades de vida ou aliança que existam na nossa Diocese. Elas são uma belíssima graça do Espírito para a Igreja dos nossos dias.
            Penso agora nos leigos, membros do Povo Santo de Deus, lavados no banho do Batismo, ungidos na santa Crisma e alimentados no Corpo eucarístico do Senhor. Sois a razão do meu ministério episcopal e de todo o ministério ordenado na Igreja! Saúdo-vos paternalmente a todos e a cada um de vós, aos vossos movimentos, pastorais, grupos, associações e equipes de serviço. Sabei que é para vos servir e convosco anunciar e testemunhar ao mundo o santo Nome de Jesus, nosso único Salvador (cf. At 4,12), que vou até vós para exercer o ministério episcopal! Penso com afeto em cada família, nas crianças, nos jovens, nos anciãos da nossa Diocese; penso nos mais pobres e sofredores, penso nos enfermos! A todos vós, meu afeto e meu sincero desejo de estar próximo a cada um como pai e pastor.
            Finalmente, minha afetuosa e cordial saudação a todos quantos integram a sociedade civil no território da nossa Diocese de Palmares. Recordo agora as autoridades civis e militares dos vários municípios onde se encontram nossas paróquias. Estai certos de que em mim encontrareis sempre um parceiro e um amigo que vem para construir pontes e nunca fechar portas. Dirijo-me também aos irmãos cristãos das várias denominações provindas da Reforma. Meu desejo sincero é que possamos viver e conviver como irmãos no Senhor e, na medida do possível, testemunhar com o respeito mútuo e a caridade fraterna, a santidade do nosso Salvador Jesus Cristo!
            Caríssimos diocesanos, caro Povo de Deus da Igreja de Palmares, prezados amigos desta Mata Sul pernambucana, que o Senhor em breve permita que nos encontremos! Desde já rezo por vós, desde já vos estimo, desde já vos abençoo. Na fé irei ao vosso encontro, na fé suplico que me acolhais como o enviado do Senhor para ser vosso pastor e pai. Que o Cristo Jesus, manso e humilde de Coração (cf. Mt 11,29), Padroeiro divino da nossa Diocese, nos conceda – a mim e a vós –, pela intercessão da Virgem da Conceição, a graça de um Coração semelhante ao Seu Coração.
            Aracaju, 19 de março do Ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2014, Solenidade de São José, Esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria.

                                                                        Dom Henrique Soares da Costa
Bispo Nomeado de Palmares

0 comentários:

Postar um comentário