Os bispos de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte – estados que compõem o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional do Brasil (CNBB NE2) – se reunirão neste sábado, 08, para o lançamento da Campanha da Fraternidade (CF) 2014, em âmbito regional. A missa, às 8h, na Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, será presidida pelo bispo de Palmares (PE) e presidente da CNBB NE2, dom Genival Saraiva. Entretanto, nesta sexta-feira, os religiosos promovem uma mesa-redonda sobre o tema da CF “Fraternidade e Tráfico Humano”, às 19h, no Teatro Boa Vista.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) o tráfico de pessoas é caracterizado pelo “recrutamento, transporte, transferência, abrigo ou recebimento de pessoas, por meio de ameaça ou uso da força ou outras formas de coerção, de rapto, de fraude, de engano, do abuso de poder ou de uma posição de vulnerabilidade ou de dar ou receber pagamentos ou benefícios para obter o consentimento para uma pessoa ter controle sobre outra pessoa, para o propósito de exploração”. Esta prática acontece em diferentes escalas: local, nacional e internacional.
O objetivo geral da CF-2014 é “Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus”. Para melhor discutir o assunto, participarão da mesa-redonda o assessor de Imprensa da Polícia Federal em Pernambuco, Giovani Santoro, e o coordenador do Observatório de Migrações Internacionais no Brasil, Leonardo Cavalcanti. O evento será o primeiro de uma série de ações desenvolvidas pelas 17 dioceses e quatro arquidioceses da CNBB NE2.
No sábado, após a missa, integrantes da Comissão Arquidiocesana para a Juventude realizarão uma panfletagem na Praia de Boa Viagem. Segundo o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, a escolha do cartão postal recifense não foi à toa. “Não foi por acaso que escolhemos Boa Viagem para o lançamento da CF-2014. Com sua grande movimentação, sobretudo na área do turismo, podemos imaginar a quantidade de traficantes e vítimas do tráfico que por aqui transitaram e transitam”, afirmou.
Campanha da Fraternidade – É um projeto realizado pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A primeira edição da CF aconteceu em 1962, em Natal (RN), com adesão de outras três dioceses e apoio financeiro dos bispos norte-americanos. No ano de 1964, ela foi lançada nacionalmente. O primeiro tema foi: “Igreja em Renovação” e o lema “Lembre-se: Você também é Igreja”.
Assessoria de comunicação AOR
0 comentários:
Postar um comentário