Fruto do Projeto Fé e Cultura, o Museu Itinerante da Catedral (MIC), equipamento da Diocese de Campina Grande (PB), idealizado pelo Grupo Teatral Jesus de Nazaré (GTJN) da cidade de Esperança (PB), em parceira com a Prefeitura Municipal de Campina Grande, exibe Exposição de Arte Sacra 2014, com curadoria e expografia de André Oliveira. O lançamento aconteceu nesta segunda-feira, dia 4, no Seminário Diocesano, onde o Museu está montado. A mostra possui quadros históricos, vídeos-documentários, esculturas, painéis fotográficos, objetos e paramentos usados nas cerimônias religiosas e tem como intenção apresentar a arte sacra existente em nossa Igreja Católica Local. O MIC fica no Seminário até o próximo sábado, dia 9, aberto das 19h às 21h30 para visitação.
Numa sociedade em que a arte já servira como forma de narrar histórias bíblicas e passar valores cristãos aos fiéis, a coleção dos bens sacros acompanha o progresso dos costumes, as variações econômicas e as mudanças sociais vividas de geração em geração. Assim, a exposição de Arte Sacra 2014 traz uma série de imagens com especial enfoque na história dos 65 anos da criação da Diocese de Campina Grande, tendo como destaques a imagem escultórica da Padroeira – a Imaculada Conceição – e o acervo fotográfico dos bispos que pastorearam o clero e o povo de Deus.
O projeto expográfico integra à mostra sacra um espaço projetado com iluminação museóloga, numa área total de 50m2, de fácil circulação e visualização das obras pelos visitantes, com itens que caracterizam o ambiente religioso das cerimônias do ritual católico. Para André Oliveira, a circulação da exposição sacra ocorre em detrimento de uma tripla perspectiva: primeiro, pelo mérito histórico contido no acervo, enquanto prova documental expressiva da história da Diocese de Campina, celebrando seus 65 anos de criação; segundo, pela relevância das obras sacras do MIC/PB; e, por fim, pelo senso estético, artístico e religioso conferido nos objetos selecionados para a exposição itinerante. Em suas palavras: “As obras do Museu Itinerante da Catedral testemunham a arte sacra em nossa Diocese, ressaltando a riqueza de nossa igreja católica local, a qual fora construída há mais de seis décadas, sendo elas a tradução imagética da nossa fé cristã”.
Assim, o objetivo é fazer conhecer aos fiéis católicos a história de nossa Diocese num acervo que exprime imagens e outros bens herdados com o passar dos tempos, evidenciando não apenas seu valor como objetos de culto religioso, mas também como obras documentais que nos permitem entender a caminhada realizada por nossa Igreja em Campina Grande e em seus respectivos zonais pastorais.
PASSEIO PELA DIOCESE
O Museu Itinerante visitará várias paróquias da diocese até o dia 8 de dezembro, quando volta para Campina Grande para a Festa da Padroeira. O roteiro do Museu será divulgado em breve.
PASCOM CAMPINA GRANDE
0 comentários:
Postar um comentário