quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

50ª edição da Campanha da Fraternidade debaterá o tráfico de seres humanos


Há meio século, a missa da Quarta-feira de Cinzas marca, não só o início da Quaresma para as dioceses e arquidioceses brasileiras, mas também a abertura da Campanha da Fraternidade (CF). Todos os anos a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida a sociedade a refletir e desenvolver ações concretas relacionadas a algum problema social. Este ano, o tráfico de seres humanos estará no centro dos debates da Igreja. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, abre a CF 2014, presidindo a Missa de Cinzas, às 16h, na Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Boa Viagem.


A 50º edição da CF, em nível nacional, terá como tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). Os subsídios para o desenvolvimento da campanha, como o manual, texto-base, via sacra, celebrações ecumênicas, folhetos quaresmais, CD e DVD, banner, entre outros, estão disponíveis nas Edições CNBB. No site da conferência (www.cnbb.org.br) é possível baixar os spots para rádio e Tv, cartaz da campanha, a oração e apresentações do texto-base.


A Campanha começa na Quarta-feira de Cinzas e tem duração de um ano. No Domingo de Ramos - 13 de abril - todas as paróquias do Brasil realizam a coleta da solidariedade. A quantia arrecadada será utilizada pela Arquidiocese de Olinda e Recife e pela CNBB em projetos relacionados ao tema.

Campanha da Fraternidade – É um projeto realizado pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


A primeira edição da CF aconteceu em 1962, em Natal (RN), com adesão de outras três dioceses e apoio financeiro dos bispos norte-americanos. No ano de 1964, ela foi lançada nacionalmente. O primeiro tema foi: “Igreja em Renovação” e o lema “Lembre-se: Você também é Igreja”.


Quarta-feira de Cinzas – Este é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é símbolo de reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a efemeridade da vida humana, sujeita à morte. Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa.


A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas dos ramos bentos no Domingo de Ramos do ano anterior. O padre marca a testa dos fiéis com cinzas. Para os católicos é dia de jejum e abstinência de carne.


Quaresma - Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos em memória ao jejum de Jesus Cristo no deserto, antes de voltar a Jerusalém para ser condenado e morto. Durante esse tempo a Igreja veste seus ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O "Glória", o "Aleluia" e o "Te Deum".



A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa. O período é reservado para a reflexão e à conversão espiritual. Nesse tempo a Igreja Católica propõe três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.

0 comentários:

Postar um comentário