quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Em busca de parcerias, Arquidiocese apresenta projeto da primeira Fazenda da Esperança

Empresários, políticos e outras autoridades se reúnem na próxima sexta-feira, 16, às 9h, com o arcebispo, Dom Fernando Saburido, na Cúria Metropolitana, bairro das Graças, Zona Norte do Recife. O objetivo do encontro é apresentar o projeto arquitetônico e o orçamento para a construção da primeira Fazenda da Esperança da Arquidiocese de Olinda e Recife aos futuros parceiros.
O centro de tratamento para dependentes químicos funcionará no bairro de Muribequinha, Zona Rural de Jaboatão dos Guararapes, em um terreno com cerca de três hectares doado pela prefeitura da cidade. A arquiteta Lília Campelo desenvolveu o projeto e apresentará os detalhes do complexo que terá oficina, estacionamento para visitantes, capela, refeitório, área de convívio, três casas e campo de futebol.
De acordo com Lília Campelo, o projeto prevê a interação do jovem com a natureza sem que ele se sinta preso. Além disso, a estrutura disponibiliza espaços de convivência fraterna. “A arquitetura da construção segue a filosofia da Fazenda da Esperança, que é de restabelecer o vínculo com a família, com a casa, enfim com o que é belo”, explicou a arquiteta.
Dom Fernando está esperançoso quanto ao fechamento de parcerias que permitirão o início das obras da fazenda que levará o nome do padre Antônio Henrique Pereira, vítima da Ditadura Militar. “Espero que todos acolham com alegria esta iniciativa. O problema do uso de drogas é extremamente preocupante. Sabemos que uma unidade é insuficiente, mas é um começo. Acredito na eficácia do projeto, pois temos experiências comprovadas”, ressaltou o arcebispo.
Fazenda da Esperança - É como se intitulam as comunidades terapêuticas que abrigam jovens dependentes químicos. O trabalho se dá em diversos campos sociais, mas o principal é direcionado aos que desejam ser livre das drogas ilícitas e do álcool.
Em Pernambuco existem hoje três Fazendas da Esperança todas no Agreste. Duas (feminina e masculina) que ficam em Garanhuns, e uma de internação masculina em Caruaru. As unidades atendem cerca de 170 jovens.
Aniversário - Também no dia 16 a Arquidiocese comemora quatro anos da Posse de Dom Fernando Saburido como arcebispo metropolitano de Olinda e Recife. De lá para cá foram erigidas 12 paróquias, instituídas as 13 Comissões Arquidiocesanas de Pastoral e os 8 Vicariatos Episcopais e criado o Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral dentre outras ações.

Da Assessoria de Comunicação AOR



0 comentários:

Postar um comentário