segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Igreja em São Paulo celebra a Cátedra de São Pedro

“Hoje é uma festa muito bonita na Igreja, geralmente ela passa despercebida”, ressaltou o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, em missa presidida por ele, ontem, 22, na Catedral da Sé, que celebrou a “Cátedra de São Pedro”.

Concelebraram o arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo, cardeal dom Cláudio Hummes, os bispos auxiliares da arquidiocese, dom Julio Endi Akamine, dom Tarcísio Scaramussa e dom Edmar Peron, além do vice-presidente do Regional Sul 1, dom Moacir Silva, e do abade do mosteiro São Bento, dom Mathias Tolentino Braga. 

Ao iniciar a celebração, o cardeal dom Claúdio Hummes, prefeito emérito da Congregação para o Clero e, durante o tempo que passou em Roma, estreito colaborador do Papa, destacou alguns pontos do pontificado de Bento 16.

“Sua grande humildade e seu grande esforço de conduzir a Igreja”, destacou dom Cláudio sobre o Papa, além de afirmar que em São Paulo os fiéis devem ter grande amor por Bento 16, pois ele fez questão de vir na cidade para a canonização do primeiro santo brasileiro, Santo Antônio de Sant’Anna Galvão.

O arcebispo emérito relembrou as palavras de Bento 16, no dia em que foi anunciado como pontífice da Igreja Católica, “apenas um humilde operário na vinha do Senhor”, e que isso orientou o seu pontificado durante todos esses anos.

“E rezem, por favor, pelo conclave que está ai. Para que nós cardeais sejamos atentos ao Espírito Santo e não a outros interesses, mas apenas aos interesses de Deus”, pediu o cardeal Hummes aos fiéis.

Na homilia, o cardeal dom Odilo destacou a importância do “Ano da Fé”, convocado pelo papa Bento 16. O arcebispo destacou que o momento que a Igreja atravessa é uma “motivação extraordinária” para os fiéis reencontrarem a sua fé.

“Nestes dias em particular, somos convidados a refletir o que significa isso ‘creio na Igreja una santa católica e apostólica’”, afirmou dom Odilo que, ainda destacou “a Cátedra de São Pedro festa de hoje, nos refaz exatamente a isso, aquilo que Igreja crê nos é transmitido com certeza de fé”.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de São Paulo

0 comentários:

Postar um comentário